terça-feira, 14 de outubro de 2008

Boas Notícias



Seleção de notícias positivas divulgadas em sites e jornais entre os meses de setembro e outubro de 2008:



Inclusão Digital:


Ministério prevê 80% dos brasileiros online


O número de brasileiros com acesso regular à internet deve quase triplicar até 2010. Está é a opinião do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, após participar de entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação. Segundo o ministro, se confirmada a previsão, o número de internautas no país deve passar dos atuais 60 milhões para pelo menos 150 milhões.


Fonte: Companhia da Boa Notícia, 02/09/08


Solidariedade:


Youtube cria canal contra a pobreza mundial


O YouTube anunciou que lançará um novo canal chamado "In My Name", em que os usuários poderão enviar vídeos sobre a necessidade de combater a pobreza. O interessado em participar deverá fazer uma gravação com seu nome, país e um recado para o respectivo governo. A iniciativa está sendo tomada em parceira com organizações sem fins lucrativos como Oxfam, GCAP, Save the Children e Comic Relief. A ação do YouTube faz parte do esforço global iniciado pela ONU em 2000, com a apresentação das oito metas do milênio, a serem cumpridas até 2015. A primeira delas é justamente "erradicar a pobreza extrema e a fome".


Fonte: Companhia da Boa Notícia, 26/09/2008


Meio-ambiente:


Aprenda a fazer Detergente Ecológico


Grande parte dos detergentes disponíveis no mercado possui fosfatos em sua formulação, substâncias que, ao atingir rios e lagos, levam ao crescimento exagerado de algas que consomem o oxigênio da água. Aos poucos, os fosfatos vêm sendo substituídos por carbonato e silicato de sódio, menos nocivos ao ambiente. Uma alternativa ecológica é produzir o seu próprio detergente ecológico. Aí vai a receita:
Ingredientes:
• Um pedaço de sabão de coco neutro
• 6 litros d’água
• 2 limões
• 4 colheres (sopa) de amoníaco
Modo de preparo:
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Em seguida, acrescente cinco litros de água fria. Depois, esprema os limões sobre a mistura. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais.


Fonte: Companhia da Boa Notícia, 10/10/2008


Saúde:


Ministério da Saúde Agiliza e Amplia Transplantes


O Ministério da Saúde uma série de ações para aumentar o número de doadores de órgãos e tornar mais transparente o sistema de transplantes no país. O pacote prevê, entre outras medidas, aumento na remuneração das equipes envolvidas em todas as etapas do procedimento. Outra medida, visa tornar mais cômoda a vida de quem aguarda por um transplante. Os pacientes poderão verificar sua posição na fila através da internet. O acesso à posição na lista de espera será obtido por meio de uma senha fornecida pelo profissional de saúde que fará a inscrição do paciente no sistema. Estas e outras propostas estarão em análise nos próximos meses, quando, uma comissão técnica do Ministério da Saúde vai reunir as sugestões, avalia-las e finalizar o novo regulamento do Sistema Nacional de Transplantes.


Fonte: Companhia da Boa Notícia, 26/09/2008


Azeite de oliva ajuda a reduzir apetite


Mais um ponto para o azeite de oliva na dieta alimentar. Já conhecido por seus poderes na redução de colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares, o protagonista da Dieta Mediterrânea ganhou mais um papel importante na alimentação. De acordo com estudo feito por pesquisadores das universidades da Califórnia; de Yeshiva, em Nova York; e de Roma, na Itália, o azeite auxilia o organismo a sustentar a sensação de satisfação e a prolongar o tempo entre as refeições. De acordo com os cientistas, isto ocorre devido à transformação ocorrida do ácido oléico no lipídio OEA, que em estudos feitos anteriormente, já havia comprovado sua ação na redução do apetite.


Fonte, Companhia da Boa Notícia, 10/10/2008


Estudo liga deficiência de vitamina D a Mal de Parkinson


Da BBC Brasil
Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que pessoas que sofrem do Mal de Parkinson têm deficiência de vitamina D.
A equipe, da Universidade de Emory, examinou os níveis de vitamina D em 100 pessoas com Parkinson, 100 com Mal de Alzheimer e 100 idosos saudáveis.
Eles perceberam que 55% dos pacientes de Parkinson tinham níveis insuficientes de vitamina D, em comparação com 41% dos pacientes com Alzheimer e 36% dos idosos saudáveis.
Os especialistas, cujo estudo foi publicado na revista especializada "Archives of Neurology", não souberam explicar se a deficiência da vitamina é a causa da doença ou resultado dela.
A vitamina D pode ser encontrada em alguns alimentos como salmão e atum, mas sua principal fonte de absorção é a luz do sol.
Entretanto, a habilidade de processar a vitamina diminui com a idade, fazendo com que os idosos fiquem mais vulneráveis à deficiência.


Teorias

Uma das teorias científicas defende que pessoas com Parkinson ficam particularmente vulneráveis à falta de vitamina D porque sua condição não lhes permite passar muito tempo do lado de fora.
No entanto, outros cientistas acreditam que baixas taxas de vitamina D estejam relacionadas à causa da doença.
Os cientistas dizem ter se surpreendido com os resultados da pesquisa já que os voluntários eram residentes da região sudoeste dos Estados Unidos, onde a luz do sol está presente em grande parte do ano.
A coordenadora da pesquisa, Marian Evatt, disse ser "intrigante descobrir que a insuficiência de vitamina D pode ter uma ligação única com o Mal de Parkinson".
A doença de Parkinson afeta as células nervosas em várias partes do cérebro, principalmente as que usam o mensageiro químico dopamina para controlar os movimentos.
Os principais sintomas da doença são tremores, rigidez e lentidão dos movimentos.

Uol Notícias, 14/10/2008 - 10h21

Antiinflamatórios reduzem chances de câncer de mama


Cientistas da Universidade de British Columbia, Canadá, concluíram que usar antiinflamatórios regularmente pode reduzir as chances de desenvolver câncer de mama em até 21%. Os pesquisadores chegaram ao resultado após revisarem estudos sobre a relação entre a doença e o uso dos medicamentos. Ao analisar especificamente cada remédio, foi verificado que o uso de aspirina causa uma redução média de 13%, enquanto o ibuprofeno, 21%. A pesquisa foi publicada na revista científica “Journal of the National Cancer Institute”.


Fonte: Companhia da Boa Notícia, 10/10/2008


Cientistas israelenses criam gel à base de algas para regenerar coração
“Produto repara tecido que foi danificado por ataque cardíaco, dizem israelenses.”


Pesquisadores israelenses dizem ter desenvolvido um gel à base de algas que pode regenerar tecidos do coração danificados após um ataque cardíaco.
A equipe, da Universidade de Ben Gurion, explicou que o produto age sobre o tecido cicatrizado que se forma depois de um ataque originado pela falta de oxigênio, que "mata" parte do músculo cardíaco.
Segundo os especialistas, uma vez danificada, a região nunca volta a se regenerar e no lugar do tecido sadio se forma um tecido cicatrizado.
O tecido cicatrizado é, em geral, mais fino do que o normal, o que leva o coração a trabalhar mais para bombear o sangue, abrindo caminho para novos problemas, como arritmia cardíaca ou futuros ataques.


Testes


Segundo a coordenadora da pesquisa, Smadar Cohen, o novo gel é injetado na forma de líquido por meio de um cateter e uma vez em contato com o tecido danificado, se solidifica, permitindo seu espessamento e melhor funcionamento.
Depois de seis semanas, o gel é eliminado naturalmente do organismo, tendo deixado o tecido mais fortificado, afirmaram os especialistas.
Testes realizados em ratos e porcos mostraram que 90% dos animais que receberam o gel sobreviveram após terem sofrido um ataque cardíaco induzido, em comparação com 40% que não foram tratados com o produto.
"O que o gel pode fazer é excelente", afirmou Smadar Cohen.
A equipe liderada por Cohen já iniciou testes em pacientes que sofreram ataques cardíacos severos na Bélgica, Israel e Alemanha. Se forem bem sucedidos, futuros experimentos serão realizados nos Estados Unidos.
Se a eficácia do gel for comprovada, o produto poderá estar disponível no mercado em 2011.


Fonte: G1 (Globo Notícias)

Nenhum comentário:

^