quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Boas Notícias:


Seleção de notícias positivas divulgadas em sites entre os meses de janeiro e fevereiro:


Ciência:

Cientistas próximos de anunciar vida em Marte

Os fãs de ficção científica podem ter mais um motivo para acreditar em vida extraterrestre. A NASA, Agência Espacial Norte-Americana, pode estar prestes a anunciar que a neblina de metano que cobre o planeta Marte é proveniente de vida microscópica sob o solo do planeta.O anúncio pode ser feito em uma entrevista coletiva na capital Washington, na sede do órgão. Pesquisadores do mundo todo ficaram empolgados com a idéia de se descobrir vida em Marte após os indícios de água e gelo no planeta. Mesmo sabendo que o metano produzido na Terra vem dos vulcões, os cientistas continuam esperançosos, pois, ao contrário daqui, nenhum vulcão ativo já foi encontrado em Marte. Para aumentar as expectativas, as maiores quantidades de metano foram encontradas nas mesmas regiões em que há grande quantidade de vapor de água. A presença de água é absolutamente necessária para a existência de vida. O especialista espacial britânico Nick Pope falou com alguns jornais e demonstrou entusiasmo. “Nós apenas procuramos na superfície até agora. É certo de que há vida lá fora e de que não estamos a sós”, afirmou. Só esperamos que os nossos “vizinhos” sejam mais amigáveis do que os de Hollywood

Fonte: Cia da Boa Notícia, 19/01/2009


Telescópio pode ter encontrado vida extraterrestre

O telescópio espacial Hubble encontrou dióxido de carbono, um subproduto comum da vida biológica, em um planeta distante, chamado de HD 189733b. Observações anteriores já encontraram vapor de água e metano na atmosfera do mesmo planeta. Apesar do Hubble ter sido projetado para observações do espaço distante, ele está inaugurando uma nova era para a astrofísica e para a ciência planetária comparativa. Este novo campo de estudos atmosféricos de exoplanetas (planetas que orbitam estrelas diferentes do nosso Sol) pode levar à descoberta de outras moléculas e, finalmente, de vida extraterrestre.

Fonte: Cia da Boa Notícia, 17/12/2008


Dieta mediterrânea pode proteger contra Alzheimer, diz estudo.

“Alimentação é rica em peixes, cereais, vegetais, e gorduras não-saturadas.
Pesquisa acompanhou 1.890 moradores de Nova York.”

A adesão à dieta mediterrânea reduz risco de evolução da doença da Alzheimer.
Pesquisa publicada na revista "Archives of Neurology" traz dados que apontam para os benefícios da dieta mediterrânea para pessoas idosas com pequeno déficit cognitivo.
Moradores de Nova York que apresentavam discreta diminuição das funções neurológicas e aderiram à dieta mediterrânea apresentaram uma redução de 28% no risco de evoluírem para doença de Alzheimer.
A dieta é rica em peixes, cereais, vegetais, e gorduras não-saturadas – azeite de oliva - além de pequenas quantidades de laticínios, carne e gorduras saturadas e uma dose mínima de bebidas alcoólicas.
Foram avaliados 1.890 moradores de Manhattan, recrutados entre 1992 a 1999. No início do estudo aproximadamente 25% das pessoas tinha um pequeno déficit cognitivo.
O acompanhamento durou 18 meses e questionários detalhados foram preenchidos e avaliações médicas seqüenciais foram realizadas.
A aderência à dieta foi classificada em grupos possibilitando a comparação do impacto da dieta sobre a doença cerebral.
O grupo que manteve a dieta com mais freqüência teve um benefício maior em termos de diminuição do risco de evolução para Doença de Alzheimer do déficit inicial.
As análises apontaram para cerca de 45% de redução de risco do grupo mais disciplinado, comparado ao que se ligou menos à dieta prescrita.
Os mecanismos por trás do efeito benéfico ainda não são claros para os pesquisadores. O efeito sobre o sistema vascular já é conhecido e pode ter um papel no efeito positivo em geral.
Infelizmente o estudo não conseguiu separar fatores como exercícios físicos e bons hábitos na evolução positiva, o chamado efeito pessoa saudável. De qualquer forma esse trabalho reforça a noção de que a proteção cerebral dos efeitos do envelhecimento começa com uma dieta equilibrada.

Luis Fernando Correia Especial para o G1
*Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

Fonte: Globo (G1) 10/02/2009


Utilidade Pública:

Artistas se unem contra a prostituição infantil

Uma campanha contra a exploração sexual infantil está sendo feita por três artistas de peso do carnaval baiano. Num ato de grande cidadania Margareth Menezes, Bell Marques e Durval Lélys se uniram contra um crime que muitas pessoas fazem vista grossa, principalmente em cidades com grande fluxo de turistas. No carnaval, milhares de turistas aportam na Bahia ávidos por toda espécie de diversão e é nessa época que os artistas pedem maior vigilância. No ano passado o disque 100 registrou 1.646 violações na Bahia (417 a mais que em 2007), das quais 42% se referem unicamente à exploração sexual. Na capital, a proporção se mantém: 42,6%.

Fonte: Cia da Boa Notícia, 08/02/2009


Greenpeace lança guia sobre alimentos transgênicos

O Greenpeace lançou um guia para o consumidor sobre alimentos transgênicos em seu site. No site, a pessoa pode ver se um produto pode ser transgênico ou não, por categorias. Mais informações no site www.greenpeace.org/brasil/transgenicos/

Fonte: Cia da Boa Notícia, 04/02/2009


Cultura

Arte africana vai ter centro de referência no Brasil

A arte contemporânea africana passará a ter um centro de referência no Brasil, com a abertura de uma galeria em São Paulo. A Soso Arte Contemporânea Africana foi inspirada numa galeria de mesmo nome de Luanda. A galeria Soso de Luanda, com apoio da Fundação Sindika Dokolo, foi inspirada no pavilhão africano da Bienal de Veneza, em 2007.

Fonte: Cia da Boa Notícia, 04/02/2009


Nenhum comentário:

^