domingo, 15 de fevereiro de 2009

Especial: “Aniversário de Galileu Galilei”

Prestamos hoje uma homenagem à passagem da data do nascimento do físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei, em Pisa aos 15 de fevereiro do ano de 1564, trazendo um pouco de sua vida e de algumas evidências para sua suposta reencarnação entre nós como Camille Flammarion.




Galileu Galilei (15 de fevereiro de 1564 - 8 de janeiro de 1642) teve um papel importante na chamada “revolução científica” no século XVII, quando ele Kelper e outros cientistas deram início a suas descobertas. Foi o primeiro a contestar, com o seu “método empírico”, as afirmações de Aristóteles e por isso mesmo foi considerado o “pai da ciência moderna”. Criou a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas e que deu origem posteriormente ao relógio de pêndulo, construiu a primeira luneta astronômica e com ela pôde observar a composição estelar da Via Láctea, os satélites de Júpiter, as manchas do sol e as fases de Vênus. Todos esses feitos foram relatados ao mundo através do livro “Sidereus Nuntius (Mensageiros das Estrelas), em 1610.
Devido a sua visão “coperniconiana heliocêntrica”, tendo o sol como o centro do universo, em 1611 teve que ir a Roma, pois estava sendo acusado pela igreja como herege. Foi condenado e por isso obrigado a assinar um decreto pelo “Tribunal da Inquisição”, declarando que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese, porém em 1632, ele voltou a defender o sistema e deu continuidade aos seus estudos. Desenvolveu também os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo, descobriu a lei dos corpos, o princípio de inércia e conceituou o referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana. Era o filho mais velho do aludista Vicenzo Galilei e Giulia Ammanati.
Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Suas obras foram censuradas e proibidas, porém uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada em uma região protestante, onde a interferência católica não tinha grande influência. Muito tempo após a sua morte, no ano de 1983, foi absolvido pela mesma instituição que o condenou.


Galileu Galilei, Camille Flammarion e as evidências reencarnatórias





















Na doutrina espírita existem algumas evidências do astrônomo francês “Camille Flammarion” (26 de fevereiro de 1842 – 4 de junho de 1925) ter sido reencarnação do italiano Galileu Galilei, reproduzimos aqui um trecho do artigo de Gerson Simões Monteiro, no site O Consolador, intitulado “Marte é mais adiantado” que relata sobre as condições evolutivas do planeta Marte em relação à Terra e fala também nessas evidências:

“Em artigo publicado na Revista Internacional de Espiritismo do mês de julho de 2008, apresentamos consistentes argumentos, com base em revelações de caráter mediúnico, de que os habitantes de Marte seriam mais adiantados física e moralmente do que os existentes na Terra, com vistas a nossa proposta de atualização da nota de rodapé da questão 188 de O Livro dos Espíritos. De acordo com o texto que permanece na nota, os marcianos seriam inferiores aos habitantes da Terra.

Buscando mais esclarecimentos sobre o assunto, encontramos na Revista Espírita, em sua edição de março de 1858, o seguinte pensamento do Codificador do Espiritismo: “Segundo os Espíritos, o planeta Marte seria ainda menos adiantado que a Terra” (o grifo é nosso).

Vale ressaltar que, ao final desse comentário, o tradutor dos 12 volumes da revista editados pela Federação Espírita Brasileira, Evandro Noleto Bezerra, acrescenta uma nota com a seguinte consideração: “Trata-se de uma mera suposição sem o que Kardec não teria empregado o verbo ser no condicional” (o grifo é nosso).

Além de toda essa fundamentação, apresentamos ainda na presente matéria outro argumento à referida proposta de atualização: a revelação de caráter anímico do respeitado astrônomo francês Camille Flammarion, no capítulo “Os Outros Mundos”, do romance Estela, publicado na França em 1897 e editado pela Federação Espírita Brasileira em 1938, de que:

“Marte é planeta mais antigo e mais adiantado do que a Terra no seu ciclo vital; está também, podemos dizer, mais evolvido do que o nosso planeta, considerando-se o conjunto de condições de habitabilidade, e a duração dos períodos que medem a existência, pois, sendo os períodos anuais, lá, duas vezes maiores do que os daqui, proporcionam bem melhor curso de vida do que os nossos à fecundidade do trabalho intelectual...”

Porém, como seria possível esta informação ter sido prestada por Camille Flammarion, se ele ainda estava encarnado entre nós? Ora, quando se sabe que Flammarion era a própria reencarnação do astrônomo Galileu Galilei, podemos concluir logicamente que se verificou um fenômeno anímico. Este fenômeno é provocado pela própria alma do médium, que, ao desfrutar de certa liberdade em relação ao seu corpo físico, recobra suas qualidades espirituais e pode perfeitamente transmitir comunicações escritas ou orais emanadas de si mesmo, como Espírito. Vale ressaltar que essa explicação para o fato está de acordo com a resposta dos Espíritos a Allan Kardec, na alínea 2ª do item 223, no capítulo XIX – Do Papel dos Médiuns nas Comunicações Espíritas – de O Livro dos Médiuns.

Agora, quanto à revelação de Flammarion ter sido Galileu, esclarecemos que ela foi feita pelo médium Francisco Cândido Xavier. Isso se deu em resposta à pergunta formulada pelo professor Henrique Rodrigues, a respeito das comunicações de autoria do Espírito Galileu psicografadas pelo médium Camille Flammarion, apresentadas no capítulo VI do livro A Gênese. O relato de tal revelação, aliás, está registrado no livro De Amigos para Chico Xavier, de Divaldinho Mattos, editado pela Casa Editora Espírita “Pierre-Paul Didier”.

É importante assinalar que Allan Kardec, ao publicar A Gênese em 1868, inseriu a seguinte nota de rodapé no capítulo VI – Uranografia Geral: “Este capítulo é textualmente extraído de uma série de comunicações ditadas à Sociedade Espírita de Paris, em 1862 e 1863, sob o título – Estudos Uranográficos – e assinadas por Galileu. Médium: C.F.”. A Federação Espírita Brasileira, ao publicar a referida obra, adicionou: “Nota do Tradutor: estas são as iniciais do nome de Camille Flammarion”.

Embora o texto do capítulo “Estudos Uranográficos” tenha sido assinado pelo Espírito Galileu e recebido pelo médium Camille Flammarion, ou seja, tenha vindo de duas personalidades distintas, reunidas, porém, numa mesma individualidade, podemos concluir que a autoria das comunicações é de um único Espírito, assim como também a revelação de que o planeta Marte é mais adiantado do que a Terra, contida no romance Estela, de Camille Flammarion, isto é, Galileu / Flammarion.”
Evidências a parte, destacamos aqui, o enorme contributo para ciência dessas duas célebres personalidades dentro da história da humanidade.


Carlos Pereira


Fontes de pesquisas sites: Wikipédia, Sua Pesquisa.com, O Consolador.

Imagens por ordem de apresentação: Galileu Galilei, Camille Flammarion e Galileu frente a inquisição, Wikipédia.


Nenhum comentário:

^