terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Especial: Astronomia à Luz do Espiritismo, "Entrevista com Sésio Santiago"




Entrevista concedida em 2007 pelo instrutor espírita Sésio Santiago Freire Filho, falando da relação entre a astronomia e o espiritismo e o seu Curso de Astronomia à Luz do Espiritismo completo em Power Point para download:

1) O que é a astronomia ?

O termo Astronomia deriva das palavras gregas ASTRON, astro e NOMOS, lei. A astronomia é um ramo da Ciência que estuda as posições relativas, os movimentos, a estrutura e a evolução dos astros (todos os corpos que se encontram no universo).

2) E a astronomia começou quando?

Penso que é impossível estabelecer uma data precisa para a origem da mesma, pois ela sempre esteve presente na cultura de grandes civilizações da antiguidade.

3) Qual diferença entre astronomia e astrologia ?

A astronomia é uma Ciência que procura estudar e entender os eventos celestes através da observação e da geração de modelos matemáticos. Já a astrologia é uma pratica milenar que trata basicamente de significados de configurações celestes e de suas correspondências com realidades terrestres. Podemos dizer que astrologia estuda macro relações simbólicas, posicionais, da Terra, do Homem e de suas instituições com o Universo próximo, no transcorrer do Tempo. Considera que cada vida reflete significados ligados a posições astronômicas, principalmente aquelas do instante e local de seu nascimento.
Em suma, a astronomia é uma Ciência experimental e a astrologia é uma linguagem simbólica que correlaciona a posição dos corpos celestes em um determinado momento com as características deste momento em um determinado local aqui na Terra.

4) Qual a relação entre a astronomia e a Doutrina Espírita?

Acredito que ambas as Ciências, a ciência dos astros e a ciência do espírito, buscam compreender o que venha a ser o universo. Os astrônomos procuram estudar o macro-universo com o intuito de entender o porquê da vida e de onde ela se origina dentro do contexto da criação do Universo. Já o espiritismo através de sua proposta filosófica e científica procura desvendar o universo estudando-o como produto criativo e dinâmico da inteligência suprema e causa primeira de todas as coisas (Deus), além disso, a doutrina espírita nos mostra que na verdade o nosso Universo é a casa do criador e nele existem varias moradas que servem de habitação dos espíritos, sejam esses encarnados ou não.

5) Existe algum ramo da astronomia que possui alguma identificação ideológica com algum principio Espírita?

Existe sim um ramo que está em perfeito sintonia com o ideário contido no principio espírita da pluralidade dos mundos habitados. Esse ramo da astronomia é denominado de Astrobiologia ou Exobiologia. O mesmo trata da questão de se existe ou não vida no espaço, e se isto ocorre, então qual é a sua origem, distribuição e evolução. Este é o campo científico que estuda a hipotética biologia, bioquímica e formas de vida em mundos diferentes da Terra. Este campo teve como pioneiro o grande Astrofísico Carl Sagan.

6) O que a doutrina espírita fala a respeito da questão “Vida em outros mundos” ?

De acordo com Kardec: “Deus povoou de seres vivos os mundos, concorrendo todos esses seres para o objetivo final da Providência. Acreditar que só os haja no planeta que habitamos fora duvidar da sabedoria de Deus, que não fez coisa alguma inútil. Certo, a esses mundos há de ele ter dado uma destinação mais séria do que a de nos recrearem a vista. Aliás, nada há, nem na posição, nem no volume, nem na constituição física da Terra, que possa induzir à suposição de que ela goze do privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de milhões de mundos semelhantes”.

7) Que figura dentro do espiritismo você destaca como sendo o grande amante da ciência astronômica?

Na verdade tivemos vários que historicamente atestamos que foram amantes da astronomia, dentre eles destacamos Kardec, Victor Hugo, Eurípedes Barsanulfo , dentre outros. Entretanto um merece mais destaque por ser considerado pelos seus próprios irmãos de ideário espírita, dentre eles Gabriel Delanne, como o grande Poeta dos Céus. Esse foi Nicolas Camille Flammarion.
Flammarion foi um dos maiores astrônomo de sua época e publicou vários trabalhos que versavam profundamente sobre a temática, dentre elas destaca-se o livro Astronomia Popular" que recebeu da Academia Francesa, no ano de 1880, o prêmio Montyon.
Além de amante dos céus foi fiel amigo de Kardec e colaborador mediúnico na codificação de uma das obras básicas, obra essa conhecida como A Gênese.
Dentre as inúmeras contribuições de ordem doutrinária, Flammarion revelou através de suas obras, todo um ideário que gravitam em torno do postulado espírita da pluralidade dos mundos habitados. Essas obras são as seguintes: "Os Mundos Imaginários e os Mundos Reais", "As Maravilhas Celestes", "Deus na Natureza", "Contemplações Científicas", "Estudos e Leitura sobre Astronomia", "Atmosfera", "Astronomia Popular", "Descrição Geral do Céu", "O Mundo antes da Criação do Homem", "Os Cometas", "As Casas Mal-Assombradas", "Narrações do Infinito", "sonhos Estelares", "Urânia", "Estela", "O Desconhecido", "A Morte e seus Mistérios", "Problemas Psíquicos", "O Fim do mundo" e outras.

8) Qual o objetivo do Curso de astronomia a luz do Espiritismo que você ministra?

Existem vários objetivos, dentre eles destaco:
- Mostra a importância do aspecto Científico da Doutrina Espírita.
- Estabelecer uma conexão entre a Ciência Espírita e a Ciência Moderna.
- Levar aos interessados a refletir sobre questões fundamentais, tais como a origem do universo, a origem da vida, a noção do micro e do macro com relação ao universo estudado pela astronomia, a maravilhosa criação divina.
- Estudar o principio da pluralidade dos mundos habitados através da analise das informações contidas nas Obras básicas.
- Fornecer conhecimentos básicos sobre Astronomia.

9) Quais assuntos espíritas serão abordados no curso?

Procuraremos estudar : A Biografia dos grandes amantes espíritas da astronomia, definir o que é ciência e mostra a importância da metodologia científica para o estudo espírita, Estudar através da codificação e das obras complementares a vida no nosso sistema planetário e a vida extraterrestre, citar os tipos de energias e os níveis de matéria que constituem o nosso universo e que são derivados do Fluido Universal, retratar o enfoque cientifico e espírita a respeito das dimensões e também fazer uma analise sobre os modelos de que explicam a origem do universo (os princípios antropicos) dentre eles o modelo espírita.


Curso completo de Astronomia a Luz do Espiritismo, por Sésio Santiago Freire Filho para download:

Astronomia - Aulas 01 e 02
Astronomia - Aula 03
Astronomia - Aula 04
Astronomia - Aula 04 Parte 2
Astronomia - Aula 05
Astronomia - Aula 06
Astronomia - Aula 07
Astronomia - Aula 08
Astronomia - Material de Apoio


Fonte de divulgação site: Universo Espírita


Um comentário:

Unknown disse...

Os links do curso estão indisponíveis.

^