sábado, 14 de março de 2009

Gotas de Luz: "Budismo"




Definição:

O budismo é uma religião e filosofia baseado nos ensinamentos deixados por Buda (Sidarta Gautama, ou “Sakayamuni”,o sábio do clã dos Sákya). Segundo o budismo, esses ensinamentos que revela a verdadeira face da vida e do universo.

Ensinamentos básicos:

As bases da filosofia budista são: evitar todo o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente objetivando o fim do sofrimento “samsara” e alcançar o “Nirvana”- estado de consciência suprema, de plena felicidade e liberação; encerrando assim, o retorno à reencarnação.
Todos os seres sencientes estão em um ciclo contínuo de vida, morte e renascimento até alcançarem a iluminação.
Através da prática efetiva de proporcionar compaixão e amor a todos os seres vivos, educar a mente para evitar apegos e eliminar karma negativo é que se alcança a iluminação.

As Quatro Nobres Verdades:

1- A verdade do sofrimento:

Nascimento é sofrimento, doença é sofrimento, morte é sofrimento, tristeza, lamentação, dor, pesar e desespero são sofrimentos. Não ter o que se deseja é sofrimento, separação do que se deseja é sofrimento, união com o que não se deseja é sofrimento. Saudade é sofrimento, ser escravo de um passado já morto e um futuro inexistente é sofrimento. Ser presa fácil de estímulos exteriores de toda ordem é sofrimento. Quando sopram os ventos da sensibilidade nós vamos cegamente a sensualidade, quando sopram os ventos da raiva nós vamos cegamente a violência, quando sopram os ventos da agitação e preocupação nós vamos cegamente em direção a ansiedade e angústia, quando sopram os ventos da dúvida nós vamos cegamente ao ceticismo.

Todo sofrimento, assim como toda a nossa felicidade está na própria mente, pois nenhum inimigo nos poderá fazer tão infelizes quanto nossa mente mal dirigida. Também nenhum parente, seja pai, mãe ou irmão nos tornará tão felizes quanto nossa própria mente bem dirigida.

2- A Verdade da causa do sofrimento:

Qual é a causa do sofrimento? é a ignorância, o desejo, o apego, a cobiça, o ódio, e a ilusão. Mas aonde o desejo e a ignorância surgem? aonde estão suas raízes? Aonde houver coisas deliciosas e agradáveis lá o desejo e ignorância surgem, lá eles têm as suas raízes.

Visão, audição, olfato, paladar, tato e a mente são deliciosos e agradáveis lá o desejo e a ignorância surgem, lá eles fincam raízes. Quando percebemos um objeto pela visão, se o objeto é agradável a pessoa é atraída e se é desagradável a pessoa o repele.
Então, seja qual for a sensação que experimente, se a pessoa o aprova e acha agradável então a sensação condiciona o desejo, e desejando a pessoa se apega ao objeto desejado. Então o desejo condiciona o apego. Quando a pessoa se apega ela irá agir pela palavra ou pelo o corpo para possuir o objeto desejado.

Deste modo, então o apego condiciona a ação, Karma, ou processo de vir a ser. O processo de vir a ser (ou existência) condiciona o nascimento.

Dependendo do nascimento, a decadência e a morte, tristeza e lamentação dor e pesar, ressentimento e desespero.

Assim surge essa imensa massa de sofrimento.

3- Extinção da causa do sofrimento:

O que é a extinção do sofrimento? É a completa erradicação e desaparecimento da ignorância, desejo, apego, cobiça, ódio e ilusão e em conseqüência o abandono e libertação da ilusão do EU e do MEU.

Com a extinção da ignorância o desejo é extinguido.

Pela cessação do desejo cessa-se o apego.

Pela cessação do apego o processo de vir a ser ou as ações (Karma) é extinguido.

Pela cessação de vir a ser ou existência, o nascimento é extinguido.

Pela cessação do nascimento, a decadência e a morte, tristeza e a lamentação, dor pesar, ressentimento e desespero serão extinguidos.

Assim se dá a extinção de toda esta massa de sofrimento.

4- O Caminho que leva a extinção do sofrimento, “o caminho octópulo”:

Os dois extremos e a Senda do meio. Os prazeres sensuais, o comum, o vulgar, o mundano, sem qualquer sentido para o progresso na Senda espiritual. Ou:

A mortificação do corpo que é dolorosa e também sem vantagem qualquer para a vida santa.

Ambos estes extremos, o iluminado evitou e descobriu a Senda Média, a qual propícia qualquer um ver e a compreender, leva à paz, ao discernimento, a iluminação e ao NIBBANA ou NIRVANA.

Caminho octópulo:


1) Palavra Correta
2) Ação Correta
3) Meio de Vida Correto
4) Esforço Correto
5) Plena Atenção Correta
6) Concentração Correta
7) Correta Compreensão
8) Correto Pensamento


As seis perfeições:


1- Caridade. Inclui todas as formas de doar e compartilhar o Dharma.

2- Moralidade. Elimina todas as paixões maléficas através da prática dos preceitos de não matar, não roubar, não ter conduta sexual inadequada, não mentir, não usar tóxicos, não usar palavras ásperas ou caluniosas, não cobiçar, não praticar o ódio nem ter visões incorretas.

3- Paciência. Pratica a abstenção para prevenir o surgimento de raiva por causa de atos cometidos por pessoas ignorantes.

4- Perseverança. Desenvolve esforço vigoroso e persistente na prática do Dharma.

5- Meditação. Reduz a confusão da mente e leva à paz e à felicidade.

6- Sabedoria. Desenvolve o poder de discernir realidade e verdade.


Fontes: Trechos de artigos dos sites Wikypédia e Dharmanet (Mestre Hsing Yün)

Nenhum comentário:

^