quinta-feira, 11 de junho de 2009

Destaque: “Curiosidades na vida de Frei Antonio de Lisboa e Pádua”

Alguns dos feitos realizados por Frei Antonio originaram tradições dentro da fé católica, dentre elas, a distribuição de pães pelos seus devotos, junto aos pobres.
Saiba aqui, nesse artigo, como tudo começou:



“O Pão dos Pobres de Santo Antonio”


Segundo a tradição esta devoção tem como origem a bondade e a generosidade do “Santo” para como os pobres. Ele preferia, sempre, até passar necessidade, mas não admitia ver um pobrezinho sem comida.

Um dia ele distribuiu aos pobres todos os pães do convento em que vivia. Quando foi chegada a hora do almoço, o frade encarregado da cozinha ficou assustado e falava sem parar que todos os pães que ele havia feito pela manhã haviam sido roubados. Foi correndo contar a novidade ao superior do convento, Frei Antonio que, sorrindo, disse-lhe:

-Você tem certeza? Você olhou direito? vá lá, novamente, olhe direito.

O frade cozinheiro ficou espantado ao verificar que os cestos de pães transbordavam e tinham muito maior quantidade que aquela que ele havia feito, sendo distribuídos aos frades e ainda mais aos pobres que depois vinham ao convento. Até hoje, os fiéis colocam um pedacinho de pão bento de “Santo Antonio” na vasilha do arroz ou do feijão e não esquecem de ajudar os pobres. E assim, nunca lhe faltará o que comer.


Fonte: Santo Antonio, uma Vida só de Amor, Antonio Jorge Moreira Garrido

Nenhum comentário:

^