quarta-feira, 3 de junho de 2009

Destaque: “Frei Antonio de Lisboa, o Pregador”



E Surge o Pregador de Deus


Ao iniciar a primavera, na quaresma de 1222, seguiram alguns irmãos frades até *Forli para receber ordenações sacerdotais, e ali se reuniram muitos frades dos eremitérios próximos, como também outros frades de Ordem dos Pregadores, além dos irmãos dominicanos, também muito ligados aos franciscanos.

Era um dia de festa para o convento e o Frei Antonio também se encontrava presente, não para receber ordenação, pois, desde sua saída de Coimbra, já tinha sido ordenado Sacerdote.

Na hora da colação, com todos os frades juntos, como era costume, o Superior solicitou que um dos Frades Pregadores utilizasse a palavra, para todos os presentes, que estavam ansiosos para ouvir as palavras de Deus.

Um a um todos se desculparam, alegando que não vinham preparados para isso e não se sentiam seguros para falar de improviso.

O Superior entendeu as escusas dos frades presentes e, neste momento, voltou-se para Antonio, solicitando que ele proferisse algumas palavras, simples e breves, da forma que o “Espírito Santo” lhe inspirasse.

Assim lhe pediu porque jamais imaginaria o conhecimento pleno das Sagradas Escrituras e a oratória que o Frei Antonio de Portugal era detentor.

Anteriormente, em alguns momentos, o frei português o havia surpreendido utilizando algumas palavras em latim, mas isso não significaria que tivesse conhecimentos maiores, pois sua aparência, frágil, e sua timidez, jamais tendo revelado, anteriormente, qualquer conhecimento mais profundo, faziam que seus irmãos frades o tivessem na conta de irmão muito sabedor e experimentado nos tratos e cuidados do convento, mas completamente ignorante das Divinas Escrituras.

Ao ouvir a ordem recebida, o Santo ainda pretendeu recusar, mas por terem sido recusadas as suas escusas, começou a proferir as palavras com muita clareza e com um dom de oratória divino.

Em seguida, o “Espírito Santo”, como a influenciar sua oratória, fez-lhe brotar dos lábios palavras com grande eloqüência, fazendo com que todos os presentes ficassem estupefatos, abismados com tamanha oratória, em absoluto silêncio, todos desejando ouvir cada palavra proferida pelo inspirado orador.

Naquele momento, Deus mostrava ao mundo o “Seu Orador”, o “Doutor Evangélico”, aquele que marcaria profundamente o futuro de religião católica e se alastraria por todo o mundo de tal forma que, depois de sua morte, se transformaria no santo mais amado do mundo.


Fonte: Santo Antonio, Uma Vida só de Amor, Antonio Jorge Moreira Garrido, Cap.13

*A província de Forlì-Cesena é uma província italiana da região de Emília-Romanha com cerca de 362 218 habitantes, densidade de 152 hab/km². Está dividida em 30 comunas, sendo a capital Forlì. (Wikipédia)

Nenhum comentário:

^