quinta-feira, 11 de março de 2010

Boas Notícias

Seleção de notícias positivas em sites, divulgadas entre os meses de fevereiro e março de 2010:


Política

Escola de Formação de Governantes defende a política voltada para o bem comum


“Político é tudo igual? A única maneira de acabar com essa idéia é formar políticos diferentes.” A proposta é da Escola de Formação de Governantes, entidade não governamental e sem fins lucrativos, que está com inscrições abertas, até o próximo dia 31, para a turma de 2010. A formação é voltada para lideranças, assessores, gestores e técnicos que atuam no setor público e na sociedade civil, educadores populares, comunicadores, professores, lideranças sindicais, comunitárias, estudantis e empresariais.

A Escola de Formação de Governantes surgiu em 1990, por iniciativa de um grupo de professores da Universidade de São Paulo. Quatro anos depois, foi criada a de Fortaleza, hoje conveniada à Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Escola de Governo de São Paulo. A sede fica na Rua Francisco Holanda, 881 – Sala 13, no bairro Dionísio Torres..

Para 2010 estão programadas duas turmas. Uma vai funcionar às segundas e terças-feiras, de 18h30min às 22h, na Assembléia Legislativa. A outra, para quem não pode estudar na semana, vai ter aulas aos sábados, de 8h às 16h, na Casa de José de Alencar. O corpo docente é formado por professores das universidades conveniadas e convidados de outros estados. Pelos cursos da Escola de Formação de Governantes já passaram parlamentares, gestores, executivos, estudantes universitários, jornalistas, artistas, e líderes comunitários, dentre outros.

A formação é voltada para a qualificação técnica e ético-política de representantes dos vários setores da sociedade. No programa do curso, os participantes estudam assuntos como história social e política, ética, teoria e prática política, gestão pública e social, relações de poder e conflito entre governantes e governados, democratização da informação e dos meios de comunicação e análise de cenários e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

“Nossa luta é que nos diferentes segmentos da sociedade tenhamos pessoas capacitadas na cidadania ativa, na defesa da Grande Política, aquela que defende o bem comum”, afirma o diretor executivo da EFG, Alberto Teixeira. Para ele, o trabalho da Escola colabora para a construção de uma cultura de paz, numa sociedade em que “o consumismo exacerbado e a cultura da individualidade geram violência”. Ao defender a ética como guia do exercício profissional e da ação política, a EFG defende também a busca da vida, do bem comum. “Não existe paz sem a grande política”, declara.

Para saber mais sobre o Curso de Formação de Governantes – Turma 2010, acesse www.efg.org.br

Contato: Alberto Teixeira, diretor executivo da EFG - (fone: 85 3257.7971)

Fonte: Agência da Boa Notícia, 10/03/2010


Solidariedade

Brasil ajudará a recuperar a educação superior no Haiti


Depois do terremoto que matou mais de 200 mil pessoas, em janeiro, o Haiti começa a fase de reconstrução, com ajuda brasileira. Em fevereiro, foi firmado pelos governos do Brasil e do país centro-americano, em Porto Príncipe, memorando de cooperação para a reconstrução e o fortalecimento do sistema de educação superior haitiano.

O documento deixa claro que a educação é um direito fundamental e que a universalização do ensino superior é uma das bases para impulsionar o desenvolvimento. Está prevista a cooperação acadêmica nas modalidades de graduação, graduação-sanduíche - parte do curso é concluída em outro país por meio de convênios entre instituições de educação superior -, pós-graduação plena e pós-graduação-sanduíche.

Ainda de acordo com o memorando, haverá oferta de bolsas de mestrado e doutorado do programa PEC-PG para estudantes haitianos no Brasil e cursos de português em universidades brasileiras, com a concessão de recursos de custeio. Também serão estabelecidos programas acadêmicos de curta duração para que professores e pesquisadores brasileiros possam ministrar cursos e seminários no Haiti.

De acordo com o memorando, a execução da parte brasileira do acordo caberá à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação e ao Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Notícias Terra, 10/03/2010


Meio-Ambiente

Austrália: Proibição da Pesca Recuperou Vida Marinha em Corais



A proibição da pesca em 2004 em parte da Grande Barreira de Corais possibilitou que a população de algumas espécies de peixes da região dobrasse

Um estudo divulgado na última segunda-feira indica que a proibição da pesca em 2004 em parte da Grande Barreira de Corais da Austrália possibilitou que a população de algumas espécies de peixes dobrasse. O relatório, divulgado na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences, foi produzido por um grupo de pesquisadores da Austrália.

Em 2004, a pesca foi banida em uma área de 32% da barreira que se estende por 2,6 mil quilômetros e sobre uma área de 344 mil quilômetros quadrados na costa de Queensland, nordeste da Austrália. Hoje, a densidade de peixes nessa zona protegida é o dobro das demais regiões.

Um dos destaques é a truta dos corais (Plectropomus leopardus), cuja população dobrou em apenas dois anos a partir da proibição da exploração desses corais. A população de tubarões também é 100% maior na área protegida em relação ao restante da barreira, diz o estudo.

"Os resultados são realmente impressionantes", disse Laurence McCook, líder do estudo. "Manter uma grande proporção de áreas protegidas é bom para a vida marinha, é bom para os peixes e é bom para as pessoas que dependem dos corais para viver", analisou McCook, referindo-se à indústria pesqueira e ao turismo.

Apesar da recuperação, McCook enfatiza que a Grande Barreira de Corais australiana, a maior cadeia de corais do mundo, ainda está sob grande risco por causa da mudança climática. O aumento da temperatura e da acidez da água do mar prejudica sensivelmente a vida nos corais.


Fonte: Notícias Terra, BBC Brasil - BBC BRASIL.com - 25/02/10.


Paz no Mundo

Dissidentes chineses e criadores da Internet candidatos ao Nobel da Paz



Dissidentes chineses, a ONG russa Memorial, a Estação Espacial Internacional (ISS) e os criadores da Internet estão entre os indicados deste ano, em um total de 237 candidatos - um novo recorde -, ao Prêmio Nobel da Paz.

"O número definitivo de candidaturas é de 237, incluindo 38 organizações", declarou à AFP o diretor do Instituto Nobel de Oslo, Geir Lundestad.

"É o maior número da história", disse.

O recorde anterior, de 205 candidatos, era de 2009, ano em que o prêmio foi concedido, para surpresa geral, ao presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Vários dissidentes chineses aparecem entre os postulantes, entre eles o intelectual Liu Xiaobo, condenado recentemente a 11 anos de prisão por subversão, depois de ter participado na redação da "Carta 08", um texto que pede a democratização da China.

A ONG russa de defesa dos direitos humanos Memorial também está entre os indicados pelos esforços para a proteção das liberdades na Rússia.

Também aparecem na lista os três homens que criaram a internet, os americanos Larry Roberts e Vint Cerf e o britânico Tim Berners-Lee.


Notícias Terra, 10/03/2010



Papa pede fim de confrontos étnico-religiosos na Nigéria


O papa Bento XVI pediu hoje o fim dos confrontos étnico-religiosos que deixaram dezenas de mortos na Nigéria e disse que a violência não resolve os conflitos, "mas só acrescenta trágicas consequências".

O pontífice fez o pedido diante de mais de dez mil pessoas que assistiram à audiência pública das quartas-feiras.

"Meu pesar vai para as vítimas da atroz violência que ensanguenta a Nigéria e que também tirou a vida de crianças indefesas", afirmou o papa.

No domingo passado, dezenas de cristãos nigerianos morreram no norte do país quando pastores da etnia fulani, de religião muçulmana, atacaram o povoado da etnia beriom, composta por agricultores de religião cristã.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, uma primeira leitura do ocorrido não descarta a possibilidade de confrontos sociais e não de natureza religiosa, concordando com o arcebispo de Abuja (Nigéria), John Olorunfemi Onaiyekan.

"Trata-se do clássico conflito entre pastores e agricultores, só que os fulani são muçulmanos e os beroni são todos cristãos", afirmou o arcebispo nigeriano à "Rádio Vaticano".

O papa Bento XVI também expressou hoje seu pesar pelo terremoto que sacudiu a Turquia e sua solidariedade com as vítimas, além de ter pedido à comunidade internacional para que contribua "rapidamente e com generosidade nas ajudas".

"Me sinto profundamente próximo às pessoas afetadas pelo recente terremoto na Turquia e às suas famílias. Peço à comunidade internacional para que contribua com rapidez e generosidade nas ajudas", disse.

No último dia 8, um terremoto de 6 graus de magnitude na escala Richter sacudiu a região turca de Elazig, causando a morte de 51 pessoas.

Já sobre os últimos eventos na Irlanda do Norte, o pontífice disse que são "um promissor sinal de esperança" e que espera que eles ajudem a consolidar a paz "desejada por todos".

Bento XVI falou da situação na Irlanda do Norte ao cumprimentar um grupo de ingleses e irlandeses que estiveram na Sala Paulo VI para acompanhar a audiência de hoje.

"A evolução dos eventos dos últimos dias na Irlanda do Norte são um promissor sinal de esperança. Rezo para que estes sinais ajudem a consolidar o futuro de paz que todos desejam", afirmou.

Ontem, a Assembleia autônoma norte-irlandesa votou a favor da devolução dos poderes de Justiça e Interior a Belsfat, algo considerado "histórico" pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

Segundo Brown, com essa aprovação, "a política do progresso" substituiu a "política da divisão".

Fonte Notícias Terra, 10/03/2010


Ciência

Vacinar crianças contra gripe comum reduz contágio em adultos


A vacinação generalizada de crianças e adolescentes contra a gripe comum pode ajudar a conter a disseminação do vírus entre os adultos, segundo um estudo canadense e americano. A pesquisa constatou uma queda de 61% nas infecções por gripe entre membros de comunidades agrícolas no Canadá com um índice de vacinação superior a 80% entre as crianças e adolescentes de 3 a 15 anos.

O estudo foi publicado nesta semana pela revista especializada The Journal of the American Medical Association (Jama). Financiada pelos governos canadense e americano, a pesquisa ajudou a definir o público-alvo das campanhas de vacinação contra a gripe suína nesses países.

Comunidades

Os pesquisadores estudaram o resultado da vacinação de crianças e adolescentes em 49 comunidades hutteritas (grupo protestante que se organiza em cooperativas agrícolas fechadas) no oeste do Canadá.

Crianças de alguns desses grupos receberam a vacina contra a gripe, enquanto em outros elas receberam uma vacina contra hepatite A, usada como controle. No total, foram comparados 947 crianças e adolescentes vacinados contra a gripe com 2.326 que não haviam sido vacinados.

Nas comunidades onde a vacinação contra a gripe havia sido feita, o índice de infecção pela doença foi de 4,5%, enquanto nas comunidades onde foi dada a vacina para hepatite A, 10,6% ficaram gripados.

Efeito considerável

"O efeito da proteção indireta de imunizar crianças e adolescentes nos participantes do estudo foi considerável", disse no estudo o coordenador da pesquisa, Mark Loeb, da Universidade McMaster, no Canadá. Segundo Loeb, os resultados da pesquisa mostram que os efeitos para os adultos do grupo da imunização de crianças e adolescentes foi semelhante à proteção que seria verificada com a vacinação desses adultos.

O pesquisador destaca ainda que o fato de crianças com menos de 3 anos não terem sido imunizadas no estudo pode ter reduzido a proteção sobre os adultos, que poderia ser ainda maior caso as crianças menores tivessem recebido a vacina.

"Nossos resultados oferecem uma prova experimental para apoiar a imunização contra influenza (gripe comum) de crianças em idade escolar para interromper a transmissão da influenza", explica Loeb.

"Particularmente, se há restrições nas quantidades e na distribuição da vacina, pode ser vantajoso vacinar seletivamente crianças para reduzir a transmissão da influenza na comunidade", conclui o pesquisador.

Notícias Terra, BBC Brasil

Nenhum comentário:

^