segunda-feira, 12 de abril de 2010

Boas Notícias

Um apanhado com notícias positivas divulgadas em alguns sites, do mês de março até a presente data.


Lazer e Cultura

Filme Chico Xavier bate recorde nacional no primeiro fim de semana de exibição

Com mais de 600 mil espectadores em todo Brasil, no fim de semana de estréia, o longa-metragem Chico Xavier, dirigido por Daniel Filho, bate recorde nacional de bilheteria. A marca estava com a comédia “Se Eu Fosse Você 2”, do mesmo diretor, que levou um público de 570 mil às salas de cinema do País quando estreou. Em Fortaleza, o filme está em cartaz nos cinemas dos shoppings Aldeota 1, Benfica, Centerplex Via Sul 4, Del Paseo 2, Multiplex Iguatemi 3, Multiplex Iguatemi 8, North Shopping 2, North Shopping 5, Maracanaú 2, Unibanco/Dragão do Mar 1.

Com orçamento de R$ 12 milhões, a cinebiografia do médium mineiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002) é baseada no livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior. Para interpretar o médium, em suas diferentes fases da vida foram escalados Matheus Costa (infância), Ângelo Antonio (juventude) e Nelson Xavier (maturidade). Lançado na última sexta-feira, 2 de abril, data em que o médium completaria o centenário de nascimento, o filme foi distribuído em 377 salas por todo o Brasil.

Chico Xavier é mostrado nos seus aspectos humano e espiritual. O grande divulgador do Espiritismo, doutrina codificada pelo francês Allan Kardec a partir do contato com espíritos, tem sua vida apresentada mesclando momentos de drama e humor. Estão na história os lances de incompreensão e intolerância diante das manifestações mediúnicas de Chico, a disciplina diante da missão de psicografar mais de 400 livros, a humildade e honestidade em jamais querer receber nada em troca do bem que espalhava, o bom humor diante de situações da vida. Está tudo lá. Quem assistiu, conta a emoção.

“Ao sair do cinema, a sensação de que é possível ser bom, útil. No entanto evoluir a esse nível exige muito sacrifício, renúncia. Veio o questionamento: será que nós também podemos? Chico mostrou ser possível. O que mais me impressionou foi a capacidade dele de superar as desconfianças. As acusações. Ao ter conhecimento da história de Chico Xavier renasce em mim a segurança de que nem tudo está perdido. Terei um outro olhar sobre o outro. E, não quero esperar uma tragédia ou um grande acontecimento para perceber que existe sim algo mais forte do que nós. O momento de exercitar a bondade é agora. O filme me impulsiona para isso.” - Ian Gomes, Jornalista

“Achei o filme maravilhoso, muito bem feito, doutrinário, emocionante e lindo. Todo o filme nos traz reflexões e tem muitas cenas marcantes. Já recomendei aos meus amigos assistirem o filme, passei SMS, e-mails e telefonei, por que é um filme que faz a gente pensar que pode existir um mundo melhor por que pessoas como o Chico Xavier existiram e existirão sempre demonstrando “materialmente” que Deus não nos desampara nunca.” – Aparecida Cândido, gerente da Qualidade das Farmácias Pague Menos e presidente do Centro Espírita Irmão Leite.

“O filme sobre a vida de Chico Xavier deveria ser visto por todos, independentemente do credo que professe ou até mesmo pelos que dizem não crer em nada. É uma película bem feita que, acredito, atingirá todos os públicos. Fazer crítica sobre a qualidade técnica da produção não posso, por não entender de arte audiovisual. Acho que assisti-lo vale a pena, antes de tudo, por nos fazer acreditar na capacidade que o ser humano tem, e ser bom.” - Inês Aparecida, jornalista.

“Um filme muito bem feito e que não deixa a desejar a nenhuma superprodução. Consegue mesclar humor e drama e mostrar fatos interessantes e marcantes da vida desse grande humanista que foi Chico Xavier. Destaco as atuações do ator Nelson Xavier e dos atores Cristiane Torloni e Tony Ramos. De emocionar! Com certeza deve agradar ao público espírita e não-espírita. Tocante, mostra, sem ser piegas, como somos ainda tão pequenos e como o amor pode vencer barreiras.” - Ariane Cajazeiras, jornalista

“Já tinha assistido vários filmes com a temática espírita, mas o filme ‘Chico Xavier’ se destaca porque consegue fazer uma separação, bem sutil, do médium e dos fenômenos espíritas. O diretor consegue mostrar Chico muito além das reuniões espíritas. É como uma luz no filme e acredito que o público pode ter a mesma sensação: assistir a uma videobiografia sem esperar que os fenômenos espíritas ganhem mais destaque. Por mais que haja cenas em que a obsessão é abordada, isso não acontece de uma forma deturpada. Penso que aquela mesma paciência e calma de Chico Xavier - mostradas no filme - fazem com que os fenômenos não sejam priorizados ou vistos como anormalidade, mas como algo simples” - Maurício Vieira, jornalista.

"O filme nos mostra a grandeza espiritual deste homem simples, verdadeiro apóstolo de Cristo. Sua vida foi um exemplo de um grande despreendimento." - Antonio Luís Vasconcelos Monteiro, corretor de imóveis.

Saiba mais sobre filme: www.chicoxavierofilme.com.br

Fonte: Agência da Boa Notícia, 06/04/2010


Ciência:

Estudos consideram Meditação Transcendental cura para Depressão

A meditação transcendental pode ser uma forma efetiva de reduzir a depressão, indicam dois estudos apresentados hoje na reunião anual da Sociedade de Medicina do Comportamento, celebrada em Seattle (Estados Unidos). As pesquisas, realizadas na Universidade Charles Drew, de Los Angeles, e a Universidade do Havaí, incluíram participantes negros e nativos do Havaí maiores de 55 anos com risco de sofrer doenças cardiovasculares.

A depressão é considerada um importante fator de risco neste tipo de doença, de acordo com os cientistas. Os participantes de ambos os estudos que praticavam a meditação transcendental mostraram uma redução importante dos sintomas de depressão na comparação realizada com os grupos de controle.

Os estudos, financiados pelos Institutos Nacionais da Saúde, constataram que a maior queda foi registrada entre os participantes que tinham sintomas de depressão clínica. "Esses resultados são encorajadores e comprovam os testes de eficácia da meditação transcendental como ajuda terapêutica para o tratamento da depressão clínica", assinalou Héctor Myers, autor de um dos estudos e diretor de Treinamento Clínico do Departamento de Psicologia da Universidade de Los Angeles.

Nos Estados Unidos, calcula-se que cerca de 18 milhões de pessoas de idade avançada sofram algum tipo de depressão. Gary Kaplan, professor de Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, destaca a importância de se reduzir a depressão em pacientes de idade de risco de problemas cardíacos. Segundo ele, "qualquer técnica que não envolva uma medicação adicional nessa parte da população é bem-vinda".

Fonte: Terra Notícias, 07/04/2010


Meio-Ambiente

Países tentam superar divisões em nova reunião climática da ONU

A primeira rodada de negociações sobre as mudanças climáticas desde a reunião da ONU em Copenhague, em dezembro, começou nesta sexta-feira em Bonn, na Alemanha, em meio à divisão entre os países participantes.

A reunião de Copenhague (COP 15) terminou em dezembro sem um consenso, mas com um documento apoiado pela maioria dos 194 países que participaram do encontro.

O chamado Acordo de Copenhague prevê um limite de 2ºC para o aumento da temperatura global, além de um fundo de financiamento para países vulneráveis. Os países em desenvolvimento afirmam que a Convenção do Clima da ONU é o fórum de discussões e negociações para um acordo global e querem que um acordo seja fechado até o final de 2010. No entanto, alguns representantes temem o colapso das negociações.

"Existe vontade política entre os países em desenvolvimento. Eles trabalham para um acordo que inclua mais reduções das emissões de acordo com o Protocolo de Kyoto", afirmou Martin Khor, diretor-executivo do Centro Sul (organização intergovernamental de países em desenvolvimento) à BBC. "Mas é uma outra questão se há vontade política entre os países industrializados", acrescentou.

Fonte: Terra Notícias, 09/04/2010


Rússia lançará satélite para monitorar gelos polares

O satélite russo Cryosat 2, que deve medir com precisão a altitude dos gelos continentais e a profundidade de blocos de gelo flutuantes, deve ser posto em órbita nesta quinta-feira, do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão), mais de quatro anos depois do fracasso na tentativa de lançamento do Cryosat 1. O estudo do derretimento dos gelos polares, comprovado no hemisfério norte, é chave para compreender o aquecimento climático.

Em 8 de outubro de 2005, a colocação em órbita da primeira versão deste satélite fracassou por causa de uma falha em um motor do foguete russo Rockot, lançando no Oceano Ártico uma jóia científica que custou 140 milhões de euros (US$ 187 milhões). O Cryosat é o terceiro satélite do programa "Planeta Vivo", depois do GOCE, lançado para conhecer o formato exato da Terra através da medição de seu campo gravitacional, e SMOS, que detecta a umidade dos solos e a salinidade dos oceanos.

Ao refletir a luz do sol, a massa branca dos gelos limita a quantidade de calor absorvida pela Terra. As placas de gelo flutuantes atuam diretamente como um isolante, ao reduzir em grande medida as trocas de calor entre o oceano congelado e a atmosfera. Por último, o derretimento das calotas polares faz subir o nível dos mares em um ritmo que passou do 1,8 mm/anual aos 3 mm/anuais no transcurso do último meio século.

"O gelo cobre 15 milhões de km² da Terra, o que equivale a 30 vezes a superfície da França. Em torno do pólo norte, a cada ano, uma área equivalente à superfície da Europa se congela e se descongela", explica Michel Verbauwedhe, coordenador dos programas de observação da Terra da Agência Espacial Européia (ESA). Os cientistas já dispõem de dados circunstanciais e algumas medições fornecidos por outros satélites, como o Envisat, mas nenhum está especificamente dedicado à observação do gelo.

"A altura muito precisa dos gelos continentais e a espessura dos gelos do mar é (sic) uma dimensão que faltava aos geofísicos", disse Eric Perez, diretor dos programas de observação da Terra na Astrium, construtora do satélite da ESA. Calculada pela onda refletida dos radares altímetros desenvolvidos pela Thalès Alenia Space, e graças ao instrumento de geolocalização Doris do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), esta espessura será medida com uma precisão de 2 a 5 cm.

"O Cryosat sabe fazer a diferença entre a onda refletida na água e a refletida no gelo que emerge", afirmou Perez. Graças ao princípio de empuxo de Arquimedes, é possível conhecer a espessura do conjunto de banquisas ou icebergs, aproximadamente dez vezes maior do que a parte aparente. Para garantir sua estabilidade, o Cryosat, que sobrevoará a Terra a 720 km de altitude, é um satélite de 700 kg bastante compacto, cujos painéis solares, vinculados à estrutura, não se desdobram.

Se tudo correr bem, o Cryosat deve começar a fornecer dados para a comunidade científica a partir de meados do ano. Trezentos cientistas estão interessados nestas informações, afirmou Verbauwedhe.

Fonte : Terra Notícias, 06/04/2010



Desmatamento global caiu na última década, diz ONU

O desmatamento global desacelerou-se na última década, nos primeiros sinais de que os esforços conservacionistas estão dando resultados, mas ainda assim uma área do tamanho da Costa Rica continua sendo devastada por ano, segundo um novo relatório da FAO (órgão da ONU para agricultura e alimentação).

De acordo com o estudo, cerca de 13 milhões de hectares de florestas foram convertidos para outros usos ou perdidos por causas naturais a cada ano no período 2000-2010. Na década anterior, essa cifra era de 16 milhões de hectares por ano.

A perda líquida de área florestal caiu para 5,2 milhões de hectares por ano na última década, o que equivale a uma Costa Rica por ano, mas está abaixo dos 8,3 milhões de hectares anuais perdidos na década de 1990. O resultado se deve em grande parte a ambiciosos programas de plantio de árvores na Ásia. Esforços de grandes desmatadores, como Brasil e Indonésia, também contribuíram.

"Pela primeira vez, conseguimos mostrar que o ritmo de desmatamento diminuiu globalmente, como resultado de esforços concertados tanto em nível local quanto internacional", disse Eduardo Rojas, diretor-assistente do Departamento Florestal da FAO.

A entidade disse que, desde 2000, 76 países adotaram ou atualizaram políticas florestais, e muitos deles alocaram florestas para a exploração sustentável pelas comunidades locais.

A proporção de florestas contidas em parques nacionais e outras áreas de proteção subiu para 13 por cento, o que significa um aumento de 94 milhões de hectares desde 1990.

As florestas cobrem apenas 4 bilhões de hectares, ou 31 por cento das terras do mundo. Elas armazenam 289 bilhões de toneladas de carbono - mais do que todo o carbono na atmosfera -, mas esse valor tem caído 500 milhões de toneladas por ano na última década.

Mette Loyche Wikie, que coordenou a Avaliação de Recursos Florestais Globais da FAO 2010, alertou que os programas de reflorestamento da China, da Índia e do Vietnã, principais responsáveis pelos resultados positivos em nível global, vão acabar em 2020.

A Indonésia reduziu sua taxa de desmatamento de 1,9 milhão de hectares por ano na década anterior para 0,5 milhão por ano no período 2000-2010. No Brasil, a redução foi de 2,9 milhões para 2,6 milhões de hectares por ano.

Mas a América do Sul continua tendo a maior taxa regional de desmatamento líquido, com a perda de 4 milhões de hectares por ano. A África vem em seguida, com 3,4 milhões de hectares a menos por ano.

A Ásia, por outro lado, aumentou sua cobertura florestal em quase 2,2 milhões de hectares por ano. Na América Central e do Norte, a cobertura florestal permaneceu praticamente estável, enquanto na Europa continuou subindo, mas num ritmo menor do que antes.

Fonte: Terra Notícias, 24/03/2010

Nenhum comentário:

^