sexta-feira, 1 de abril de 2011

Especial do Mês: 154 anos de O Livro dos Espíritos


No especial do mês de abril estamos comemorando os 154 anos de lançamento da obra basilar da doutrina espírita, "O Livro dos Espíritos". Publicado no Palais Royal, na capital francesa, em 18 de abril do ano de 1857 pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec, a obra ditada pelos Espíritos superiores através de médiuns e apresentada na forma de perguntas e respostas, contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade.

Dividida em quatro livros, sendo o Livro Primeiro "As Causas Primárias", abordando a existência de Deus, noções de divindade, da Criação e dos elementos fundamentais do universo; o Livro Segundo, "O Mundo Espírita ou dos Espíritos", versando sobre a origem e natureza dos Espíritos, sua forma e ubiqüidade; o perispírito; as diferentes ordens de Espíritos; a progressão dos Espíritos; a encarnação e reencarnação dos Espíritos; a vida espírita; a emancipação da alma; a intervenção dos Espíritos no mundo corporal; o Livro Terceiro, "As Leis Morais", revelando a existência de leis naturais divinas regendo e atuando sobre todos os elementos da Criação; o Livro Quarto , "Das Esperanças e Consolações", analisando sobre as conseqüências decorrentes do cumprimento ou não dessas Leis Morais.

Cada um desses livros apresentados em "O Livro dos Espíritos", deu origem a mais outras quatro obras básicas do Espiritismo, sendo assim:

Livro Primeiro "Das Causas Primárias" -originou "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo" (publicada no ano de 1868).

Livro Segundo "Do Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos" - originou "O Livro dos Médiuns" (publicada no ano de 1861).

Livro Terceiro "Das Leis Morais" - originou "O Evangelho Segundo o Espiritismo" (publicada entre os anos de 1864 a 1865).

Livro Quarto "Das esperanças e consolações" - originou "O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo" (publicada no ano de 1865).

Iniciamos assim as nossas homenagens, com esse breve resumo, prometendo também reunir durante todo o mês comemorativo em nossas postagens abordagens atuais e fatos na história do surgimento do marco zero do Espiritismo.

Nenhum comentário:

^