segunda-feira, 20 de junho de 2011

Boas Notícias

Nossos destaques para notícias positivas veiculadas em sites durante o mês de junho:


Cultura de Paz

Edição Extra - Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 foi entregue em solenidade na FIEC



Em noite de festa, a Agência da Boa Notícia fez a entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 nessa segunda-feira (30), no Auditório Waldir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na ocasião, realizou o Fórum Comunicação e Paz na Natureza. Na categoria Profissional/Jornalismo Impresso, venceu Ana Mary Carneiro Cavalcante (O Povo); Profissional/Telejornalismo ficou com Sabrina Kelma de Aguiar Tomaz (TV Verdes Mares); na categoria Profissional/Radiojornalismo, Liduína Saraiva (Rádio Jangadeiro); Profissional/Publicidade e Propaganda, o prêmio foi para Marina Moraes (Agência Mota Comunicação). Entre os estudantes, o prêmio de Publicidade foi para Daniel Silva Barbosa (Faculdade Católica do Ceará); Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social teve como vencedor João Moura Rocha Sobrinho (Universidade Federal do Ceará); na categoria Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo, quem venceu foi Andréa Nunes de Carvalho Pinto (Universidade de Fortaleza); Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo, o ganhador foi Miguel Anderson da Costa Ferreira (Faculdade 7 de Setembro).

O Presidente da Agência da Boa Notícia, jornalista e professor Francisco Souto Paulino, afirma estar satisfeito com a participação de profissionais e estudantes no concurso. “A cada ano verificamos a profundidade das pesquisas dos trabalhos inscritos e com cuidado muito mais acentuado, visando ao bem-estar da sociedade”.

O Prêmio Gandhi de Comunicação foi instituído pela Agência da Boa Notícia com o objetivo de estimular a produção de trabalhos nas áreas do jornalismo e publicidade que mostrem o que de bom a sociedade produz, gerando harmonia e transformando a vida para melhor. Na edição 2011 do Prêmio Gandhi, foram inscritos 73 trabalhos, sendo 32 de profissionais de rádio, TV, jornal impresso e publicidade; e 41 de estudantes de jornalismo e publicidade. A premiação nas categorias profissionais é de R$ 5 mil para cada autor e nas categorias de estudantes o prêmio para cada vencedor é de R$ 2,5 mil.

Veja a relação completa dos ganhadores e das matérias premiadas:


Profissional - Jornalismo Impresso
Autor: Ana Mary Carneiro Cavalcante
Matéria: O Amor e a AIDS (publicada no período de 7 a 9 de novembro de 2010)
Veículo: O Povo

Profissional - Telejornalismo
Autor: Sabrina Kelma de Aguiar Tomaz
Matéria: “Série: Prosa da Paz” (veiculada de 21 a 23 de fevereiro de 2011)
Veículo: TV Verdes Mares

Profissional - Radiojornalismo
Autor: Maria Liduína Saraiva Moreira
Matéria: Cultura de Paz no Futebol – Série de Reportagens (veiculada nos dias 5 e 6 de maio de 2011)
Veículo: Rádio Jangadeiro

Profissional - Campanha ou peça publicitária
Autor: Marina Moraes
Matéria: Sexo Seguro – campanha out-door (veiculada em fevereiro de 2011)
Veículo: Agência Mota Comunicação

Estudante - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social
Autor: João Moura Rocha Sobrinho
Título: Nascidos para Salvar (apresentado em 1º e 3 dezembro de 2010)
Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal do Ceará - UFC

Estudante - Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo
Autor: Andréa Nunes de Carvalho Pinto
Matéria: Pirambu: além do que se vê (veiculada no Jornal Sobpressão)
Instituição de Ensino Superior: Universidade de Fortaleza - Unifor

Estudante - Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo
Autor: Miguel Anderson da Costa Ferreira
Matéria: Centro Cultural Bom Jardim: Na luta pela transformação social
Instituição de Ensino Superior: Faculdade 7 de Setembro

Estudante - Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda
Autor: Daniel Silva Barbosa
Título: Campanha (anúncio cartaz) Todos Iguais
Instituição de Ensino Superior: Faculdade Católica do Ceará

Não houve inscritos na categoria Profissional/Fotojornalismo (foto/ensaio).

O Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Servis, Assembleia Legislativa do Ceará, Fundação Beto Studart, Corpvs, Estação da Luz, Sebrae-Ceará, Betânia, Unimed-Fortaleza, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Como apoiadoras estão as seguintes empresas e entidades: Igenio, Associação Cearense de Imprensa, Universidade Federal do Ceará, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Ceará, Associação Cearense das Empresas de Rádio e Televisão do Ceará, UNICEF, Unipaz-Ceará e os jornais O Estado, O Povo e Diário do Nordeste.

Fórum

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel da mídia para harmonizar as ações dos seres humanos com o meio ambiente, a Agência da Boa Notícia realizou o Fórum Comunicação e Paz na Natureza. A Profª Ilza Girard, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Núcleo de Ecojornalistas/RS fez palestra sobre o tema central do encontro. Em seguida houve debate com a participação da Profª. Vládia Pinto Vidal, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos jornalistas Edgard Patrício (O Povo e Agência Catavento) e Maristela Crispim (Diário do Nordeste). O moderador foi o jornalista e diretor da ABN, Moacir Maia.

Fonte: Agência da Boa Notícia, 31/05/2011


Ciência

Observatório identifica galáxia parecida com a Via Láctea


A grande diferença entre a Via Láctea e a NGC 6744 é o tamanho
Foto: ESO/Divulgação

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira a imagem de uma galáxia parecida com a Via Láctea. Os astrônomos utilizaram o telescópio MPG (de 2,2 m) para localizar a NGC 6744, que fica cerca de 30 milhões de anos-luz de distância na Constelação Pavão.

A galáxia possui uma forma com braços espirais em torno de um denso e alongado núcleo e um disco de poeira. A grande diferença entre a Via Láctea e a NGC 6744 é o tamanho. Enquanto a primeira tem 100 mil anos-luz de diâmetro, a outra tem quase duas vezes este tamanho.

A NGC 6744 é uma das maiores galáxias espirais próximas da Via Láctea e possui um brilho de cerca de 60 sóis - sendo que pode ser identificada com um pequeno telescópio. A imagem foi obtida através de quatro filtros diferentes que mostraram as luzes azul, amarela-esverdeada, vermelha e o brilho do gás hidrogênio.


Fonte: Terra Notícias, 01/06/2011


Cientistas identificam receptores de nicotina responsáveis pela perda de apetite


Todo mundo sabe que o cigarro inibe o apetite, mas até agora não se sabia ao certo como nem por quê. Mas cientistas da Faculdade de Medicina Baylor, em um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Yale, identificaram os receptores de nicotina que influenciam a via de supressão do apetite. A descoberta foi publicada na edição desta semana da revista "Science".

- O hipotálamo é uma área do cérebro que integra os sinais que chegam do intestino e diz ao cérebro se precisamos de mais comida ou se já temos o suficiente de calorias - disse Mariella De Biasi, professora de neurociência e diretora assistente do Centro de Dependência, Aprendizagem e Memória da Faculdade de Medicina Baylor.

No estudo, a equipe da pesquisadora Marian Picciotto, da Yale, observou os receptores de nicotina expressos nos neurônios do hipotálamo que controlam a motivação para comer. Em ratos, eles foram capazes de determinar que um subtipo do receptor, o α3β4, pode influenciar o quanto se come. Eles descobriram que quando a nicotina se liga a esse receptor, neurônios pró-ópio-mela-nocortina (POMC) são ativados , iniciando o processo de supressão de apetite.

- Identificar este receptor é importante para o entendimento dos mecanismos relacionados ao vício, peso e fumo. Por enquanto os resultados são em ratos, mas podem abrir as portas para terapias que ajudem as pessoas a parar de fumar sem ganhar peso - disse De Biasi, que acrescenta que o estudo pode ajudar no desenvolvimento de drogas que ajudem no controle da obesidade e distúrbios metabólicos relacionados.

Fonte: O Globo, 09/06/2011



Educação


Desafio National Geographic 2011: inscrições até 29/07



Promovido pela revista National Geographic Brasil e pela Editora Abril, o concurso Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2011 premia os melhores estudantes de geografia, no Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 29 de julho, pela internet

Estão abertas as inscrições para o concurso Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2011, que tem a intenção de testar o conhecimento de estudantes brasileiros - que estejam cursando entre o 8º ano do Ensino Fundamental e a 1ª série do Ensino Médio -, sobre geografia e áreas afins.

A iniciativa, que é promovida, todos os anos, pela revista National Geographic Brasil e pela Editora Abril, visa contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina no país e, ainda, estimular os jovens estudantes a conhecer melhor - e, consequentemente, respeitar mais - a diversidade de lugares, povos e culturas do mundo.

Os estudantes de escolas públicas e privadas, de todo o país, podem participar do Desafio: basta serem inscritos pela internet, até o dia 29 de julho, por um diretor, coordenador ou professor de geografia da instituição onde estudam. A ficha de inscrição está disponível no site do Viagem do Conhecimento.

O Desafio, que neste ano está sendo patrocinado pela Petrobras, terá quatro etapas:

- Fase Local, em que será aplicada a primeira prova, nas próprias escolas em que estudam os jovens participantes;
- Fase Regional, quando acontecerá a segunda prova, nos colégios eleitos como sedes estaduais do Desafio;
- Fase Nacional, quando serão divulgados os 20 finalistas da iniciativa, que viajarão juntos, acompanhados de responsáveis, para um destino brasileiro que ainda será definido pelo Comitê Gestor da iniciativa e
- Fase Final, em que os estudantes realizarão as duas últimas provas do Desafio, após cumprirem um roteiro repleto de eventos e passeios culturais.

A cerimônia de encerramento do Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2011 acontecerá em novembro deste ano e contará com a entrega de medalhas e certificados para todos os finalistas.


Fonte:
Viva Pernambuco, 17/06/2011

Nenhum comentário:

^