sábado, 18 de junho de 2011

Pensamentos Nobres


Pérolas de luzes extraídas das obras de Ermance Dufaux:


“Uma das maiores fontes da infelicidade humana é não entender a linguagem dos sentimentos.” - (Do livro "Mereça Ser Feliz")

“O objetivo maior da vinda do homem a Terra é a sua melhora espiritual. Tal mister só será plenificado na medida em que aprender a amar, porque o amor é o decreto sublime do universo para o crescimento e a felicidade de todos os seres.” (Do livro "Laços de Afeto")

"A informação consola e instrui. A transformação liberta e moraliza. A informação impulsiona. A transformação descobre. A teoria impulsiona a busca de novos valores. A reeducação dos sentimentos enseja a paz interior." (Do livro "Escutando Sentimentos")

“A felicidade, tão procurada no mundo da transitoriedade, está em nós, no ato de penetrarmos na desconhecida gleba do eu, arando esse terreno fértil para que floresça a Divindade da qual somos todos portadores.” (Do livro "Mereça Ser Feliz")

"Um novo e mais emergente conceito de responsabilidade social será necessário para corresponder aos tempos novos das sociedades. As dores imperceptíveis e ocultas causam mais destruição que aquelas que os olhos conseguem alcançar." (Do livro "Diferenças não são Defeitos")

“Mediunidade nobre, cargos de destaque, livros consoladores, obras de caridade, oratória fluente são recursos didáticos de auto-aperfeiçoamento e não atestados de competência de virtudes que supomos já possuir.” ( Do livro "Mereça Ser Feliz")

“Reforma intima é ser melhor hoje em relação ao ontem, e jamais deixar arrefecer o desejo de ser um tanto melhor amanha em relação ao hoje. Basta-nos aprender a ouvir a consciência e a estudar nossos instintos. Reforma é um trabalho processual.” (Do livro "Reforma íntima sem Martírio")

“Cuidar é uma palavra que merece atenção especial de todos nós. Os cuidados com a vida, com o próximo, com a natureza e conosco próprio traduzem a atenção e o empenho para com as questões pertinentes ao coração e às responsabilidades de cooperadores na obra do universo.” (Do livro "Laços de Afeto")

"Prossiga confiante e não desista de servir e aprender. Isto deve bastar ao servidor de Jesus." (Do livro "Diferenças não são Defeitos")

“Uma criatura informada poderá realizar amplos vôos nas realizações do bem, entretanto, somente os conscientizados saberão como usar essas realizações para sua libertação pessoal.” (Do livro "Mereça Ser Feliz")

“Fé é a adesão espontânea da alma na busca da Verdade, Mediunidade é o ventre sagrado do fervor. Através dela, ocorre a sublime gestação do patrimônio da crença lúcida e libertadora.” (Do livro "Lírios da Esperança")

“Oração é a terapia da mente. Sem oração dificilmente recolheremos os germens divinos do bem que constituem as correntes de energia Superior da Vida. Através dela, igualmente, despertamos na intimidade forças nobres que se encontram adormecidas ou sufocadas pelos nossos descuidos de cada dia.” (Do livro "Reforma Íntima sem Martírio)

“A única comparação útil e proveitosa, sob a ótica do aprendizado espiritual, é aquela que fazemos conosco próprio, procurando sempre aferir se estamos hoje um pouco melhor em comparação ao ontem.” (Do livro "Mereça Ser Feliz")

"Que os nossos olhos sejam sempre uma fonte viva na estimulação dos mais elevados sentimentos com quantos venhamos a conviver, refletindo nas atitudes o espírito do bem em nossas vidas." (Do livro "Diferenças não são Defeitos")

“Incontáveis almas vitoriosas e felizes jamais ouviram falar em Espiritismo, porque serviram única e exclusivamente à religião cósmica da caridade: muito amaram.” (Do livro Mereça Ser Feliz)

“O que nos faz alvo da amorável complacência dos Planos Maiores é a intenção. É o nosso fio de ligação com a energia cósmica do amor.” (Do livro "Lírios da Esperança")

“Caridade com o próximo, porém igualmente conosco. A luz com a qual clareamos os caminhos alheios é credito perante a vida, entretanto, somente a luz que fazemos no íntimo nos pertence e é fonte de liberdade e equilíbrio, paz e riqueza na alma.” (Do livro "Mereça Ser Feliz")

"Aceitemos por primeira lição, nas lides de trabalho espiritual, o respeito incondicional e cooperativo às iniciativas que ainda não entendemos ou das quais discordamos." (Do livro "Diferenças não são Defeitos")

“A dor que redime não é aquela que tolera com revolta, mas a que suporta com constante busca pelo melhor a cada instante. Jamais desistindo de encontrar a solução em si mesmo para as lutas do caminho. Sem isso, é a morte da esperança.” (Do livro "Prazer de Viver")

“Conhecer-se é libertar-se da ignorância, adquirir domínio e poder perante si mesmo.” (Do livro "Mereça Ser Feliz")

"A idealização que fazemos de nosso próximo é uma imagem com vida própria nos escaninhos da mente. São programas mentais com capacidade de influir decisivamente na formação dos sentimentos. São modelos que criamos para definir os outros na avaliação pessoal." (Do livro "Diferenças não são Defeitos")

“Porque o ritmo do Universo é o amor, seja em que instancia for. Da bactéria ao anjo, a alma da vida é o amor. Compaixão, misericórdia, tolerância e solidariedade são expressões da Bondade Celeste. Juntas, constituem a força de atração para o progresso.” (Do livro "Lírios da Esperança")

"Para quem anseia por liberdade e leveza em torno de seus passos, não existe atitude mais apropriada do que extrair o lado melhor da vida, dos acontecimentos e do próximo, mantendo sempre o olhar na luz que clareia o raciocínio e sublima o sentimento." (Do livro "Diferenças não são Defeitos")

Nenhum comentário:

^