quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Italiano Pietro Ubaldi e sua relação com Campos















Município foi o primeiro visitado pelo filósofo na vinda ao Brasil em 1952

Por Patrícia Bueno (Especial para o NF10)

Educado dentro de padrões palacianos, o italiano Pietro Ubaldi escreveu seu nome na História ao renunciar a bens materiais e, com suas teorias, unir ciência e espírito. Mergulhando fundo em diferentes correntes filosóficas e religiosas, destacou-se como um grande pensador cristão do século XX. Mas qual a sua relação com Campos? Quem explica é o psicólogo e pesquisador Jorge Damas, que esteve na cidade na última semana participando do lançamento nacional do documentário A Grande Síntese de Pietro Ubaldi, que dá nome à obra prima do pensador italiano, composta por 24 livros, 10 escritos na Itália e 14 no Brasil.

- Quando veio para o Brasil, em 52, a primeira cidade que ele visitou foi Campos. Ele esteve aqui para descansar da viagem, que antigamente era de navio e muito longa. Depois saiu pelo Brasil e foi morar na cidade de São Vicente, em São Paulo, marco da civilização brasileira - explica Damas, que assina o roteiro do filme da Versátil Vídeo Spirite.

Em entrevista ao NF10, no Hotel Antares, ele ressalta que o professor Clóvis Tavares era o elo que ligava o grande filósofo à Planície Goytacá. Clóvis entrou em contato com a obra do amigo italiano depois que revistas de diversas partes do mundo começaram a reproduzir seus textos. No Rio de Janeiro eles podiam ser lidos no jornal Correio da Manhã e na Revista O Reformador, aliás, foi esta última a fonte através da qual o professor Clóvis teve o primeiro contato com a obra de Ubaldi. “Os dois começam então a se corresponder por cartas”, completa Jorge Damas, explicando que foram esses contatos que, de fato, voltaram as atenções de Ubaldi para terras brasileiras.

O roteirista de A Grande Síntese ressalta a multiplicidade da obra do pensador: “Ele escrevia obras de conceitos bem variados: abordava química, física, política, sociologia, espiritualidade, religiosidade, reencarnação. Então, é uma obra muito ampla. Mas que tem um conceito, um eixo central, que é a evolução. Ele mostra na sua obra que tudo está em evolução. Ele amplia, basicamente, o conceito de Darwin”, define.

Pietro Ubaldi nasceu em 18 de agosto de 1886, na cidade de Foligno, que fica a 18km de Assis, cidade natal de São Francisco. Foi um filme onde aparecia ao lado do médium Chico Xavier que despertou em Oceano Vieira de Melo, diretor do documentário, o interesse por mais uma das boas histórias que vão parar nas telas. “Esse filme tinha o Chico recebendo o Ubaldi em Pedro Leopoldo. Aí quis saber quem era esse Pietro Ubaldi, ou seja, já tinha ouvido falar, mas não tinha muita informação. Quando li a sinopse sobre a ida dele a Pedro Leopoldo, fiquei maravilhado e falei: isso aqui dá um documentário maravilhoso. Um cara era milionário que abandonou tudo para viver uma vida franciscana e descobre uma mediunidade rara”, comenta Oceano, que também recebeu o NF10 para uma conversa no hotel.

O documentário de longa-metragem, com narração de Paulo Goulart, foi exibido na trigésima terceira Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em Campos, o filme foi apresentado no Teatro Casimiro Cunha, da Escola Jesus Cristo. Uma plateia atenta acompanhou a exibição do DVD, que tem cinco vídeos extras e conta com depoimentos de amigos e familiares do filósofo italiano, incluindo membros da família de Clóvis Tavares. O trabalho está à venda na Escola Jesus Cristo, Rua dos Goytacazes, 177.


Fonte: Portal NF10.com.br em 18/03/2011

Nenhum comentário:

^