quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Literatura Espírita


A Literatura Espírita abrange uma série de livros, romances, poemas, peças de teatro e periódicos cujo objetivo é a divulgação das ideias do Espiritismo, ou seja, a divulgação dos ideais espíritas com o objetivo de estimular os leitores e iniciantes da leitura a seguirem os valores morais e religiosos dessa abençoada doutrina. Em sua grande maioria, estas obras são psicografadas, ou seja, são escritas por um espírito através da atuação direta em um médium ou podem ser intuídas, quando os espíritos intuem o autor através do pensamento a transcreverem para o papel as informações que são, efetivamente, transmitidas por essas entidades desencarnadas.

Perguntas como, por exemplo, O que é a vida? Para onde vamos após a morte? De que maneira os meus atos e os meus pensamentos influenciam a minha vida terrena e espiritual? surgiram há muito tempo e continuam a permear a nossa existência até os dias atuais. Dessa forma, os livros espíritas também buscam levar o leitor ao conhecimento moral, científico e espiritual levando-o , sempre, a encontrar suas respostas.

Considera-se o Brasil como um grande manancial por excelência da Literatura Espírita, principalmente depois da década de 30, período em que diversas editoras surgiram, direcionando este trabalho de divulgação de temas espirituais. Com este movimento literário sobre a questão da Imortalidade da Alma e da Reencarnação, pontos essenciais para o esclarecimento e progresso do espírito, foi possível entender-se a relação entre o mundo visível e o mundo invisível. Os debates destas questões ligadas à Doutrina dos Espíritos, ou seja, o estudo e a reflexão acrescentam significados à nossa vida e são marcados por grandes e importantes obras literárias. No Brasil, Chico Xavier e Divaldo Franco são exemplos de médiuns que escrevem essas obras espíritas e nos fazem repensar nosso modo de viver ajudando-nos a construir uma vida melhor e mais equilibrada. As obras espíritas têm como finalidade e tarefa responder os nossos questionamentos individuais e mais íntimos, baseando-se sempre na Doutrina dos Espíritos, codificada por Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail), que foi pedagogo e escritor francês, usando o pseudônimo de Allan Kardec. Ele nasceu em Lyon, na França em 3 de outubro de 1804 e faleceu em Paris, em 31 de março de 1869. Kardec foi discípulo e colaborador de Johan Pestalozzi, também professor.

As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo são: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. Estas obras formam, então, o chamado “pentateuco espírita”.

O universo da Literatura Espírita abrange também os Romances, que são muito populares entre os leitores, onde a vivência do Espiritismo também é mostrada em estórias contadas pelos próprios espíritos que as experimentaram em dado momento de seu período encarnatório ou através de estórias, desenvolvidas por seus autores sob a inspiração divina desses bons espíritos.

Os Livros infantis estão também disponíveis. Já que são de fácil compreensão e assimilação eles, de modo simples e divertido, introduzem ensinamentos morais também nos pequenos.

O acervo da Literatura Espírita é, sem dúvida, um imenso patrimônio e através dela podemos encontrar respostas para todos os nossos questionamentos. A cada leitura teremos um despertar de memórias aparentemente “adormecidas” além de nos fazer perceber que o Mundo Espiritual está muito mais ligado à nós do que podemos imaginar!


Referências bibliográficas.

http://www.livrariafae.com.br/livros_espiritas.asp

http://www.febnet.org.br/


Fonte: Artigonal - 06/08/2009

Nenhum comentário:

^