segunda-feira, 9 de julho de 2012

Atualidades Espíritas


A Importância da Ciência e da Filosofia na Construção do Pensamento Racional

Por: Marcos Andrade

A cada dia estamos observando que o ser humano continua sem perceber a importância de buscar os valores divinos como meta para a própria vida. Muitos ainda não têm o entendimento necessário para compreender essa questão. A que se deve Isso?

À falta de explicação dos filósofos? À falta de explicação da ciência? Ou à falta de vontade por parte daqueles que desejam chegar ao conhecimento?

São reflexões profundas em que muitas vezes o ser humano busca explicações em teorias materialistas, e fica sem muitas respostas porque ele não conhece a profundidade do pensamento humano.

Para a compreensão do pensamento humano, é necessário aprofundar-se no estudo das teorias psicológicas, aliando as mesmas aos estudos transcendentais sobre o ser humano, que diz respeito às forças energéticas ”espirituais”, pois somos fontes inesgotáveis de energias. Toda criatura humana possui, sem que ela saiba, uma energia capaz de curar ou ajudar ao seu semelhante.

Portanto, é necessário a ciência oficial estudar o ser humano no seu todo, pois, para estruturar a sua base científica, ela deve ter mecanismos que sirvam de referência para o conjunto de sua própria estruturação, visto que, para se tornar ciência de fato e de direito, é necessário alicerçar-se no conhecimento científico. Sem o conhecimento e sem provas científicas torna-se impossível ganhar notoriedade nos meios acadêmicos. Toda ciência só tem valor científico quando ela consegue explicar de maneira racional os fatos e os fenômenos que ela estuda. Caso contrário, ela fica na base do senso comum.

Então, qual a vertente científica, filosófica e religiosa que nos dá a certeza e a compreensão racional dos fatos dizendo ao homem que ele não é só matéria inerte? Que fala que não somos apenas matéria e que tem algo a mais e que anima a estrutura física? Que preenche as lacunas deixadas propositadamente pela ciência oficial?

Essa ciência (e essa filosofia) que nos pode dar respostas racionais é a Doutrina Espírita. É através dela que ficamos sabendo sobre a vida espiritual, a comunicação dos Espíritos e o seu estado feliz ou infeliz em que muitos se encontram. É através da doutrina espírita que aprendemos as verdades sobre a pluralidade dos mundos, sobre a reencarnação, tendo a certeza de que não morreremos e que voltaremos um dia para o orbe terrestre, quantas vezes forem necessárias para completar a nossa evolução.

A Doutrina Espírita clareia os nossos caminhos a partir do pensamento racional, colocando para o homem a necessidade da transformação moral e espiritual. Aquele que deseja se candidatar para alcançar o reino dos céus, precisa, em medida de urgência, trabalhar a sua mudança interior, fazendo de tudo para adquirir os conhecimentos necessários, unindo o mesmo à prática diária, pois quem não se adequar a esses requisitos básicos não entrará no reino dos céus com a túnica espiritual brilhante.

Essa túnica simboliza a vestimenta espiritual de cada um de nós. Vamos trabalhar junto aos companheiros de ideal, alimentando o amor, a esperança, e confiando sempre nas presenças amigas dos Espíritos superiores como faróis de luz em nossas vidas.



Nenhum comentário:

^