domingo, 1 de julho de 2012

Especial do Mês


Os Oradores e a Oratória Espírita

“... recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade de sua própria divulgação.” Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier

Desde a antiguidade, o homem necessita da palavra como forma de transmitir conhecimento. Na Grécia antiga e em Roma, a arte de falar era estudada como componente da retórica e considerada uma importante habilidade na vida pública e privada. Assim, a oratória, desde remotas eras foi a ferramenta mor utilizada tanto na política, como nas religiões ou no meio social para divulgar, propagar ensinamentos, convencer...

Jesus, o Mestre dos Mestres, foi também o maior orador de todos os tempos. Seus discursos cheios de nobres ensinamentos, aliados ao amor que transbordava de sua alma e envolvia e que encantava a todos os ouvintes, até os nossos dias influenciam a humanidade. Um de seus discursos mais conhecidos, “O Sermão da Montanha”, por si só, foi capaz e ainda hoje é, de arrebatar multidões através da eloquência que traz.

O Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus, vem com a missão de trazer as luzes de uma nova era de esclarecimento para o nosso orbe, e com ele, a palavra de fé e consolação mobiliza aos adeptos e representantes da doutrina que ainda mesmo sendo possuidora de uma vasta gama literária, faz da sua oratória um de seus pontos fundamentais para a propagação da sua mensagem.

Durante esse mês, com o especial “Os Oradores e a Oratória Espírita”, o Manancial de Luz fará uma justa homenagem aos oradores espíritas, mostrando artigos que expõem sobre o tema, bem como trazendo informações e palestras de alguns dos mais conhecidos oradores da doutrina em nosso país.

Desejo aos nossos leitores muita Paz e Luz!,

Abraços fraternos,
Carlos Pereira

Nenhum comentário:

^