segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Extra: Lembrando Kardec


O mês de outubro também é marcado pela passagem da data de nascimento do emérito mestre de Lyon, Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita. Esse artigo faz parte da revista Reformador do mês vigente e traz um documento histórico que registra de forma efetiva a data.

Foi realmente em Lyon que, a 3 de outubro de 1804, nasceu de antiga família lionesa, com o nome de Rivail, aquele que mais tarde devia ilustrar o nome de Allan Kardec e conquistar para ele tantos títulos à nossa profunda simpatia, ao nosso filial reconhecimento.

Certidão de nascimento de Alan Kardec


Eis, a tal respeito,um documento positivo e oficial:

‘Aos doze do vindemiário do ano XIII, auto do nascimento de Denizard Hyppolyte-Léon Rivail, nascido ontem às 7 horas da noite, filho de Jean-Baptiste-Antoine Rivail,magistrado, e Jeanne Duhamel, sua esposa, residentes em Lyon, rua Sala, no 76. O sexo da criança foi reconhecido como masculino. Testemunhas maiores: Syriaque-Frédéric Ditmar, diretor do estabelecimento das águas minerais da rua Sala, e Jean-François Targe, mesma rua Sala, por requisição do médico Pierre Radamel,rua Saint-Dominique, nº 78.

Feita a leitura, as testemunhas assinaram, assim como o administrador da divisão do Sul. O presidente do Tribunal,(assinado): Mathiou. Confere com o original:

O escrivão do Tribunal, (assinado): Malhun.’”[...]

“O futuro fundador do Espiritismo recebeu desde o berço um nome querido e respeitado, e todo um passado de virtudes, de honra,de probidade; grande número de seus antepassados se havia distinguido na advocacia e na magistratura, por seu alento, saber e escrupulosa probidade. Parecia que o jovem Rivail devia sonhar, ele também, com os louros e as glórias da sua família. Tal, porém, não sucedeu, porque, desde o começo da sua juventude, ele se sentiu atraído para as Ciências e para a Filosofia.”


Fonte: Biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse, tradução de Evandro Noleto Bezerra, FEB Editora, capítulo do mesmo nome, itens Nascimento e Batismo. (Transcrição parcial.)
Revista Reformador , outubro 2013 
Certidão de nascimento de Alan Kardec: Revista Espírita Histórica.

Nenhum comentário:

^