segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Ensinamentos sobre o Amor - Texto


AMOR (MAITRI)


O primeiro aspecto do amor verdadeiro é maitri, a intenção e a capacidade de proporcionar alegria e felicidade. Para desenvolvê-lo, temos que adotar a prática de olhar e ouvir do fundo do coração para sabermos o que fazer e o que não fazer para que os outros sejam felizes. Se oferecemos a uma pessoa que amamos algo de que ela não precisa, isso não é maitri. Precisamos conhecer a sua real situação, senão nossa oferta poderá deixá-la infeliz.

No sudeste da Ásia, as pessoas de um modo geral gostam muito de uma fruta grande, cheia de espinhos, chamada durião.Posso até dizer que são viciadas nela. O cheiro é extremamente forte. Quando acabam de comê-la, algumas pessoas chegam a colocar a casca debaixo da cama para continuar sentindo o aroma. Para mim, o cheiro do durião é horrível. Um dia, quando praticava cantando no meu templo no Vietnã, havia no altar um durião que tinha sido oferecido ao Buda. Eu estava tentando recitar o Sutra do Lótus, usando um tambor de madeira e um grande sino em forma de tigela para fazer o acompanhamento, mas não conseguia me concentrar. Finalmente levei o sino até o altar e o virei de cabeça para baixo, cobrindo o durião para poder cantar o sutra, Quando terminei, fiz uma reverência ao Buda e liberei o durião. Caso você me dissesse “Thây, eu gosto tanto de você que apreciaria se comesse um pouco desse durião”, isso seria um sofrimento para mim. Você me ama e quer me ver feliz, mas me obriga a comer durião. Esse é um exemplo de amor sem compreensão. Sua intenção é boa, mas falta o entendimento certo.

Sem compreensão nosso amor não é verdadeiro. Temos que olhar profundamente para ver e compreender as necessidades, as aspirações e o sofrimento de quem amamos. Todos nós precisamos de amor. Esse sentimento nos proporciona alegria e bem estar. É tão natural quanto o ar. Somos amados pelo ar. Nós temos necessidade de ar fresco para nos sentirmos bem e felizes. Somos também amados pelas árvores. Precisamos delas para sermos saudáveis. Para sermos amados, devemos amar, o que significa compreender. Para nosso amor permanecer, temos que adotar a maneira apropriada de agir ou não agir para proteger o ar, as árvores e as pessoas que amamos.

Maitri pode ser traduzido como “amor”, ou “bondade amorosa”. Alguns mestres budistas preferem “bondade amorosa” por considerarem a palavra “amor” muito perigosa. Mas eu prefiro o termo “amor”. Às vezes as palavras adoecem, e nós temos que curá-las. A palavra “amor” tem sido usada como um termo correspondente a apetite, ou desejo, como “eu amo hambúrgueres”. É necessário empregar o idioma com mais cuidado. “Amor” é uma palavra bonita, devemos recuperar seu significado. O termo maitri tem raízes na palavra mitra, que quer dizer amigo. No budismo, o principal significado de amor é amizade.

Todos nós possuímos a semente do amor. Podemos desenvolver essa maravilhosa fonte de energia nutrindo o amor incondicional que nada espera de volta. Quando compreendemos uma pessoa no fundo do coração, inclusive alguém que nos feriu, não conseguimos deixar de amá-la. O Buda Shakyamuni mencionou que o Buda do próximo éon se chamará “Maitreya, o Buda do Amor”.


Thich Nhat Hanh

Do livro “Ensinamentos sobre o Amor”, de Thich Nhat Hanh.

Nenhum comentário:

^