terça-feira, 15 de setembro de 2015

Folha Espírita



O jornal Folha Espírita foi lançado no dia 18 de abril de 1974, nas dependências da Livraria Humberto de Campos, de propriedade da Federação Espírita do Estado de São Paulo, em uma cerimônia que reuniu muitos amigos e diretores de várias entidades.

A escolha da data foi uma lembrança ao lançamento de O Livro dos Espíritos, obra inaugural do Espiritismo que foi lançada em Paris no dia 18 de abril de 1857, por Allan Kardec.

A primeira diretoria do jornal era formada por Freitas Nobre (diretor-presidente), Jamil N. Salomão, Paulo Rossi Severino e Marlene Rossi Severino Nobre.

Meses antes do lançamento da Folha Espírita, Jamil N. Salomão visitou Francisco Cândido Xavier e consultou-o sobre a possibilidade da fundação de um jornal espírita para ser vendido em banca. Chico afirmou que um jornal com essas características era um compromisso do Grupo Espírita Caibar Schutel, de Diadema, e de Freitas Nobre. "Chico Xavier foi um dos maiores incentivadores para que a Folha Espírita fosse produzida, e, por diversas vezes, ressaltou a importância de o jornal contar com a direção de Freitas Nobre, cuja inteligência e competência, certamente, seriam a viga mestra desse empreendimento de difícil suporte, pelos inúmeros tropeços comuns à imprensa espírita no Brasil de uma maneira geral", relembrou Jamil, 17 anos depois, num artigo em homenagem a Freitas Nobre, logo após o seu desencarne ocorrido em 19 de novembro de 1990. Desde então, Marlene Nobre, viúva de Freitas Nobre, está à frente da Folha Espírita.

No aniversário de 30 anos da Folha Espírita (Abril de 2004), o jornal passou por uma reformulação em seu projeto gráfico, tornando-se mais dinâmico e atual.

Acesse o Jornal Folha Espírita e o canal no youtube clicando aqui

Nenhum comentário:

^