segunda-feira, 7 de setembro de 2015

RBN, Rede Boa Nova de Rádio



O início


Em 1949 começou o trabalho do Centro Espírita Nosso Lar, no bairro de Santana, na cidade de São Paulo. Depois de alguns anos, em 1958, guiados por uma orientação espiritual, deu-se início ao atendimento às crianças portadoras de deficiência intelectual e física. Dentro desta proposta, a equipe de trabalho chegou à conclusão que além de tratar e cuidar de pessoas com deficiência, teria que ir direto à causa. Sendo assim, a melhor maneira era a comunicação, levando conhecimentos doutrinários para as pessoas, como uma forma de prevenção.

A Emissora


Em 1963, a Rádio Clube de Sorocaba é adquirida. No ano seguinte, 1964, a Rádio Difusora, na cidade de Guarulhos, São Paulo também passou a fazer parte do projeto. Mas foi apenas no ano de 1975 que viria a ser chamada Rádio Boa Nova Ltda.

Fundação Espírita André Luiz


1990 foi um ano de extrema importância com relação aos trabalhos de divulgação da Doutrina Espírita. No mês de dezembro foi fundada a Fundação Espírita André Luiz com a proposta de focar o trabalho na divulgação da Doutrina Espírita por meio de livros, programa de rádios, TV e Internet.

Aumento de Potência – 1995


A emissora continuava seu trabalho, sempre com muita dedicação dos voluntários e colaboradores, apesar do pequeno alcance da transmissão. Mas em 1995, ocorreu o primeiro aumento de potência, passando a ter 5.000 watts, deixando de ser uma emissora local e abrangendo São Paulo. Mas, ainda assim, estávamos em constante crescimento.

Primeira Rede de Rádio Espírita

Em janeiro de 2000 foi implantada a primeira rede de rádio espírita a utilizar os sistemas mais avançados de comunicação eletrônica, o que facilitou o acesso a pontos remotos do Brasil e parte do continente latino americano, com padrão de qualidade superior.

Transmissões pela Parabólica


Depois deste avanço significativo, estava muito mais fácil chegar a lugares diferentes. Poder levar para as pessoas o que estava acontecendo em lugares diferentes do país e do mundo passou a ser um grande objetivo. E foi assim que ocorreu. O primeiro congresso a ser transmitido ao vivo para todo o Brasil pela antena parabólica, pelo Canal do Boi, foi o Congresso Brasil Portugal, uma parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, em março de 2000. Desde então, a Rádio Boa Nova, todos os anos faz coberturas de grandes e importantes eventos espíritas.

Boa Nova para o mundo a partir de 2001


Internet


O ano de 2001 foi bastante significativo com a questão de avanços tecnológicos. A Internet impactou todo o universo da comunicação contribuindo com mudanças significativas no âmbito de alcance. Sendo assim, desde 2001 a RBN também é transmitida pela Internet, atingindo ouvintes brasileiros que moram em vários lugares do mundo, que procuram por ensinamentos espíritas e uma programação diferenciada, pois em muitos lugares o espiritismo não foi disseminado.

Boa Nova na TV – julho 2003


Televisão


Mesmo com tanto trabalho por fazer, o próximo – e ousado – passo ainda estava a ser dado: pelo conteúdo e empenho de vários colaboradores, foi possível fazer a primeira transmissão pela televisão. Foi em julho de 2003 que foi ao ar o primeiro programa Boa Nova na TV, o que daria início aos trabalhos da TV Mundo Maior.

Parabólica Digital – janeiro 2006


Outro passo de extrema importância para a divulgação da Doutrina Espírita foi dado em 2006 pela Fundação Espírita André Luiz. A aquisição de espaço no Satélite C2 para transmissões em parabólica digital que ampliou o alcance da cobertura da Rede Boa Nova de Rádio e também da TV Mundo Maior.



Para conhecer a RBN clique aqui

Nenhum comentário:

^