sábado, 28 de novembro de 2015

João Nunes Maia, Maria Nunes e a Seman

Maria Nunes




Maria Nunes, Mariazinha como era conhecida, nasceu em 13 de fevereiro de 1892, em Tremedal, atual Monte Azul-MG. Ainda pequena dizia ver e conversar com os espíritos. Quando o seu filho João Nunes conheceu a Doutrina Espírita dava-lhe grande apoio e dizia: "você não deixa isso não, que isso é verdade".

Maria Nunes era filha de João Nunes Pereira e dona Isabel de Quadros Bittencourt Pereira, crescendo numa família de pais católicos, sem maiores conhecimentos da Doutrina Espírita. Quando o pai desencarnou, sua mãe mudou-se para Agudos-SP e Maria, obedecendo aos compromissos assumidos com a espiritualidade, não se adaptou e voltou para Minas Gerais, indo residir com um irmão casado.

Mais tarde, casou-se com Joaquim da Silva Maia, teve cinco filhos, sendo João Nunes Maia o segundo deles. Durante a adaptação atribulada do filho à mediunidade, foi para ele consolo e suporte. Desencarnou em Glaucilândia, Minas Gerais, em 10 de janeiro de 1945, prevendo a sua partida dois dias antes. Mesmo em outro plano, acompanhou e orientou João Nunes no seu trabalho de concretização da Sociedade Espírita Maria Nunes. Através da psicografia do filho, escreveu sete livros: Ele e Ela, Cinqüenta Missivas, Cinqüenta Epístolas, A Lei de Deus no Pensamento dos Homens, Sabedoria e Unidade do Lar.

A Seman (Sociedade Espírita Maria Nunes)




"Na essência, cada homem é servidor pelo trabalho que realiza na obra do Supremo Pai, e, simultaneamente, é administrador, porquanto cada criatura humana detém possibilidades enormes no plano em que moureja". (Fonte Viva – Emmanuel/Francisco Cândido Xavier)

Maria Nunes, mãe de João Nunes Maia, já havia desencarnado quando transmitiu uma mensagem ao médium Chico Xavier: seu filho tinha uma grande obra a realizar. Assim nasceu a Sociedade Espírita Maria Nunes – Seman, em 12 de abril de 1955, sob o lema "O Pão e O Livro", que alimentaria o corpo e o espírito dos necessitados. Graças à mensagem, os jovens resolveram homenagear o Espírito Maria Nunes, dando à instituição nascente o seu nome.


A mensagem dizia o seguinte:

"Nunes, meu filho, Jesus nos abençoe. Sua mãezinha tem sido nos últimos tempos sua força espiritual no campo da fé. Com seu coração afetuoso, tanto quanto com a nossa estimada Irene (esposa de João Nunes), é a estrela oculta de seu lar e de seu caminho, estimando-lhe a esperança e o trabalho, na direção do Mestre Superior. Essa flama interior que lhe nutre o sentimento, na obra evangélica, e sustentada por ela, e a seu turno, recebe de vários Benfeitores da Espiritualidade a energia para lenir-lhe os ideais. Ore, meu filho, procurando-lhe o caminho e a inspiração. E senti-la-á, junto de seus pensamentos, acalentando-lhe os projetos de serviço sempre maior com o nosso Divino Mestre."

A sugestão de Maria Nunes foi recebida com alegria por João Nunes Maia e seus companheiros. O jovem João Dias, juntamente com o irmão Osmundo Dias e os amigos Ismael Ramos das Neves e João Nunes Maia fizeram uma campanha para arrecadar o dinheiro para a compra do lote, onde seria construída a sede da Sociedade Espírita Maria Nunes. O outro terreno da Instituição, ligado ao primeiro, seria comprado com a boa soma doada por Lázaro Araújo, artista de teatro e televisão.

No início, a Seman funcionava em uma velha casa, numa rua sem calçamento, no bairro Providência. Era preciso começar alimentando o corpo dos necessitados. E num fogão à lenha de uma cozinha improvisada, faziam a sopa que era distribuída em vários pontos de Belo Horizonte.

As atividades aumentavam e surge a Campanha do Quilo que exigiu força e coragem dos trabalhadores da Casa. Eles saíam pelas ruas de Belo Horizonte e pediam alimentos não perecíveis, de porta em porta. Muitas vezes, ao invés de agradecimentos, os tarefeiros recebiam reclamações. João Nunes os acalmava; era o momento para exercitarem a humildade, a perseverança, a indulgência, dizia o médium. Mais tarde, começaram a visitar os enfermos. As reuniões de estudos aconteciam na União Espírita Mineira e, a partir de 1969, depois de construído um salão em cima da velha casa, foram transferidas para a própria sede. Assim, os cômodos foram surgindo aos poucos, com a ajuda de muitos. Em 1980, o trabalho de novos integrantes, ajudados pela Central Geral do Dízimo, de São Paulo, permitiu uma maior e melhor estruturação física da Casa.

Em 1956 foi lançada a Campanha Nacional do Livro Espírita Gratuito, levando a Doutrina por todo o Brasil. A 5 ª Campanha Nacional do Livro Gratuito, em 1996, chegou a distribuir 55.000 exemplares nos estados de Brasília, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e nordeste de Minas.

Em 1972, a Seman recebe, através da psicografia do médium João Nunes Maia, a fórmula da Pomada Vovô Pedro, que cura diversos males da pele. Hoje, é produzida em 20 casas espíritas, localizadas em diversas regiões do Brasil e distribuída gratuitamente. A Instituição possuía uma pequena editora, O Consolador, através da qual publicou algumas obras do médium fundador da Casa. Fechada a Editora O Consolador, surge em 1983 a Editora Espírita Fonte Viva, parceira da Seman na divulgação da Doutrina Espírita.


Missão e objetivos da Seman

Em Verdade vos digo que, quando fizerdes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes". Mateus (25:40)

A Sociedade Espírita Maria Nunes (Seman) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter científico, religioso, beneficente, educacional, cultural e de assistência social. Fundada pelo médium João Nunes Maia, em 1955, expandiu-se em sete unidades externas e mantém parcerias com outras entidades, inclusive com a Editora Espírita Fonte Viva. A Seman segue a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, e busca oferecer ajuda para o crescimento espiritual de forma que todas as pessoas que buscam a casa possam ter uma vida melhor.
Seman tem registro de utilidade pública federal, estadual e municipal. Tem sede na rua Dr. Benedito Xavier, 1.065 – bairro Providência, em Belo Horizonte/MG e suas unidades externas estão localizadas nos bairros Providência, Aparecida e Felicidade, em Belo Horizonte, e nas cidades mineiras de Betim, Santa Luzia, Capim Branco e em Brasília - DF.

Dois grandes ideais do médium João Nunes Maia norteiam o nosso trabalho:

o Pão e o Livro

O pão da solidariedade, em forma do alimento que é oferecido aos necessitados das mais variadas formas. O pão do amor, em forma da Pomada Vovô Pedro.

O livro, difundido através da Editora Espírita Fonte Viva.

"O livro espírita é a revivência do Cristianismo de Jesus".
João Nunes Maia.

"Espíritos, amai-vos: eis o primeiro mandamento.
Instruí-vos, eis o segundo". Allan Kardec.


Visite e conheça o portal da Seman clicando aqui


Fonte: Seman (Sociedade Espírita Maria Nunes)

Nenhum comentário:

^